Nelson Bortolin
Desde o início da semana passada, as restrições ao tráfego de caminhões em Campinas (SP) foram reduzidas. A Prefeitura de Campinas definiu novas regras após estudos que mostraram que a proibição em determinadas vias era desnecessária e dificultava o abastecimento na cidade.
O secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, disse à Carga Pesada que não compartilha da ideia de que o transporte de carga seja o vilão do trânsito. “Dizer isso é uma simplificação. Temos de ter grandeza de raciocínio”, afirma.
Ele ressalta que o caminhão e a carga são exigências de uma sociedade urbanizada que cada vez mais demanda mercadorias. “Não adianta satanizar ninguém”, declara. “Se em alguma circunstância o caminhão passa a ser inconveniente é porque houve deficiência de planejamento antes”, complementa.
O secretário afirma que em determinados trechos do anel externo da cidade, os “caminhões ficavam bloqueados sem necessidade em horários rígidos”. “Identificamos 11 pontos no anel para os veículos de carga circularem”, salienta. Segundo Benassi, é preciso resolver a equação de aumentar a circulação de mercadorias sem gerar caos na malha urbana. Para ele, parte das restrições existentes na cidade eram “burras”.
De acordo com o secretário, a mudança foi discutida “com o corpo técnico”, e com empresários, incluindo os transportadores. Após uma semana das alterações, ele afirma que não houve nenhum problema com o tráfego em Campinas.
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