Fonte: Buriti Jornalistas Associados

 

O Caminhão Tanque de Abastecimento de Aeronave (CTA) produzido pela ARXO, de Balneário Piçarrras (SC), e homologado em regime especial para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, começou a operar há poucos dias no terminal. O equipamento leva o selo Petrobras, pode armazenar 13 mil litros de querosene, e têm capacidade para abastecer até 300 galões (ou 1.134 litros) por minuto sob a asa ou 370 litros sobre a asa (por gravidade).

Com larga experiência na fabricação de tanques aéreos e jaquetados para o armazenamento de combustíveis nos setores de aviação e automotivo, a ARXO ingressou em 2011 no mercado de aviação, focando também a fabricação dos CTAs a partir de 2013, um mercado bastante restrito no mundo. No ano passado o segmento de aviação representou 12% do faturamento da empresa, mas a previsão é chegar a 18% em 2014.

O caminhão tanque é fabricado em parceria com a Bossermann Aviation Equipament e montados nas unidades da ARXO em Balneário Piçarras e Itajaí, no litoral de Santa Catarina. Em 2012, o Aeroporto de Congonhas recebeu, em média, 580 movimentações por dia, entre pousos e decolagens, e mais de 16 milhões de passageiros, interligando São Paulo a 29 localidades e empregando aproximadamente 16 mil profissionais.

Os investimentos da ARXO no setor de aviação coincidem com a intenção do governo federal em ampliar investimentos na aviação regional no Brasil. A proposta é colocar em operação 270 novos aeroportos. No setor de aviação, segmento que atua desde 2006, atualmente a ARXO já desenvolveu projetos especiais de abastecimento para os aeroportos de Macaé (RJ), Santa Maria (RS), Altamira (PA) e Vitória (ES).