Desde 5 de março de 2012, veículos pesados foram proibidos na marginal e em outras vias da cidade das 5h às 9h e das 17h às 22h.
Esta semana o jornal Folha de São Paulo contou 236 caminhões das 8h às 9h, só em um sentido da via. Não foram contados exceções como veículos de coleta de lixo, alimentação e construção civil.
Parte desses caminhões flagrados pertencia a transportadoras –foram contadas 20 empresas diferentes.
“A empresa tem compromisso com o cliente de fazer a entrega. O empresário faz as contas e vê que compensa levar multa a ter um caminhão parado tanto tempo”, diz Norival Silva, presidente do Sindicam (sindicato dos caminhoneiros autônomos).
O caminhão que burla a restrição leva multa de R$ 85,13. No caso de empresas, outra multa do mesmo valor é aplicada quando o condutor não é indicado.
“E quem paga a conta é a população, pois esse valor é repassado ao frete. O empresário não tem como fazer diferente”, afirma Silva.
As multas a caminhões foram as que mais cresceram na cidade em 2012, segundo balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Oficialmente, as empresas negam que estejam preferindo as multas a deixar de transitar na marginal Tietê. Para Manoel Souza Lima Jr., presidente do Setcesp (sindicato das transportadoras), o número de multas tem a ver com a dificuldade em sair da marginal no horário da restrição.
“Um caminhão que vem de Pernambuco e vai ao Rio Grande do Sul tem que ter uma mira danada para conseguir passar no horário certo. Ele acaba preso pelo trânsito”, diz.
O empresário diz ainda que as restrições implantadas por cidades vizinhas deixaram ainda mais difícil o planejamento, pois os horários não são coincidentes.