O gaúcho Kiko Bonesi dirige um FH 540 e tem mais de 55 mil seguidores no Youtube

“Estou me sentindo uma criança num parque de diversões”. Foi assim que o caminhoneiro Kiko Bonesi definiu a sensação de estar finalmente realizando um sonho ao visitar a fábrica da Volvo em Curitiba na última sexta-feira, 28 de julho, justamente no fechamento da semana do motorista.

Luis Henrique Bonesi, o Kiko Bonesi, tem 48 anos, é casado há 30 anos com Dona Kika, tem quatro filhos e um neto, o Gabriel. É filho de Dona Vilma e Seu Luis, já falecido.

O primeiro contato com veículos pesados aconteceu no Exército onde trabalhou como motorista. Começou a exercer a profissão quando saiu de lá, em 1988. Está na estrada há 28 anos, sendo que nos últimos 13 anos na empresa de transportes Vinhedos e dirigindo caminhões Volvo.

Começou com um VM truck em 2004, ano do lançamento, depois foi para os FH e desde 2015 está com o FH 540 tracionando um conjunto de 30 metros, fazendo a rota Caxias do Sul, onde reside, para o Nordeste.

Ele é o criador no Youtube do canal Viajando com Kiko Bonesi e produziu vídeos com mais de 1.300.000 visualizações. Considerando todos os vídeos postados nos últimos anos, desde que deu início ao canal, já são mais de 10 milhões de visualizações.

A VISITA –  A Volvo disponibiliza pelo site www.visitadeamigo.com.br um programa que estimula clientes e interessados a visitarem as instalações da empresa em Curitiba. Tanto que Kiko Bonesi fez a visita juntamente com um grupo de caminhoneiros e outros profissionais que se inscreveram.

O presidente da Volvo Wilson Lirmann recebe Kiko Bonesi na fábrica de Curitiba

Pela manhã, Kiko foi recebido pelo presidente da Volvo na América Latina, o brasileiro Wilson Lirmann. Eles já se conheciam anteriormente desde uma visita que Lirmann fez à sede da Vinhedos em Garibaldi (RS). “Aprendi muito neste encontro com o Kiko, por isso o convidei para dividir suas experiências com nossa equipe aqui na Volvo”, disse Lirmann. São mais de 60 mil caminhões a frota da Volvo que roda pelo Brasil: “Para nós é fundamental conhecer em detalhes o que os clientes e motoristas pensam dos nossos produtos e da nossa marca”, complementou.

 

Wilson Lirmann, Dilene Antonucci e Kiko Bonesi  durante bate papo com equipe comercial da Volvo no programa A VOZ DO CLIENTE

Em função disso, além da visita à fábrica, Kiko participou também do programa A VOZ DO CLIENTE que a montadora desenvolve convidando empresários e caminhoneiros a compartilharem suas opiniões com as equipes de vendas, pós-vendas, marketing, recursos humanos e treinamento. A editora da Revista Carga Pesada, Dilene Antonucci, participou do encontro como entrevistadora do convidado.

Outro momento marcante foi o encontro de Kiko com vários seguidores de seu canal no Youtube que também visitavam a fábrica. Um deles é Thiago dos Santos Nascimento, de São Paulo, que pretende ser caminhoneiro e por isso acompanha as postagens do canal: “Sigo o Kiko Bonesi desde o início, principalmente pelas dicas que ele dá de condução e dos trechos onde ele roda. Aproveito as informações que serão muito importantes para mim caso um dia eu consiga realizar o sonho de ser caminhoneiro ou motorista de ônibus”.

Kiko se encontra com seus seguidores no Youtube. Na foto, da esquerda para a direita, Thiago dos Santos Nascimento, Leandro Oliveira, Renan Juk Silveira, Adriano Moreira e Sandro Nunes (agachado)

Kiko, por sua vez, disse que é gratificante poder se encontrar pessoalmente com seguidores: “Comecei o canal porque também fui buscar informações e não encontrei, só muita teoria. E pensei que, se eu estou aprendendo, posso passar estas dicas para alguém que está buscando. A internet favorece muito esta troca de informações. E conhecimento a gente não divide, a gente multiplica”, comentou.

Ao visitar o Memorial da Segurança no Transporte, construído pela Volvo, único espaço dedicado ao tema na América Latina, Kiko pode saber, por exemplo, que o uso do celular na direção pode aumentar em até 23 vezes o risco de acidentes. Ele garantiu que, para produzir seus vídeos, usa um suporte para a câmera no interior da cabine, evitando manusear o celular: “E com estas informações, agora vou produzir também vídeos tratando mais desta questão da segurança”.

Sobre a visita à fábrica, o que mais chamou a atenção de Kiko foi o nível de tecnologia e robotização da montagem de cabines. Ele e os demais caminhoneiros que visitaram a linha de montagem da Volvo puderam saber, por exemplo, que cada cabine recebe mais de quatro mil pontos de solda no processo de fabricação.

Veja nos vídeos abaixo: