A taxa de juros zero do Programa é subsidiada pelo governo do estado desde que o pagamento seja mantido em dia. Com isso, a economia no bolso dos motoristas será de em média R$ 32 mil, valor muito acima do que eles receberiam numa eventual venda do veículo velho. Com prazo de até 8 anos para pagar e carência máxima de 6 meses, o caminhoneiro pode ter até 100% do veículo financiado. “É uma grande oportunidade para que o caminhoneiro possa comprar um caminhão novo com condições de financiamento que caibam em seu bolso e ainda aumente a sua renda. A ideia é melhorar a qualidade de vida da população e movimentar a economia da região”, diz Milton Luís de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.
Podem ter acesso ao programa caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como empresário individual que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário, mas é obrigatório que os caminhões velhos sejam entregues por seus proprietários, devidamente regularizados, às empresas credenciadas e licenciadas pela Cetesb. As
empresas desmontarão o caminhão e inutilizarão suas peças, enviando para reciclagem ou destruindo o que não puder ser reciclado, como as peças mecânicas. O objetivo é retirar o caminhão velho definitivamente das ruas. Para saber exatamente quanto irá pagar, o caminhoneiro pode simular seu financiamento diretamente no site da Desenvolve SP (desenvolvesp.com.br) e procurar o Sindicato
dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos), que irá orientá-lo sobre o processo.
Fonte: DCI