De acordo com o diretor-presidente da Cargolift, Markenson Marques, o foco de trabalho será na indústria automotiva. “A região já conta com a Caterpillar, CASE, Volvo Equipamentos e diversos fornecedores destas indústrias e agora fica ainda mais pujante com a instalação da planta da Hyundai”, explica.
Estrutura completa
A nova unidade tem um galpão coberto de 4.500 m², pátio afastado com capacidade para 30 carretas, três docas e três pistas para carga e descarga por movimentação mecânica, escritório com capacidade para 60 colaboradores, além de dormitório para motoristas – em respeito à lei 12.619 –, refeitório, vestiário e sala de treinamento. A área total é de 16 mil m².
O desenho da unidade foi desenvolvido para permitir manobras de veículos Bitrem, de 30 metros de comprimento. “A chegada de mais dez conjuntos bitrem em março representam 36% da capacidade operacional da empresa com este tipo de equipamento em rotas de viagem com frota própria e 16% se considerada toda a capacidade operacional total, considerando-se os agregados subcontratados”, detalha Marques, ressaltando ainda que todos estes veículos são equipados com a nova tecnologia Euro5, muito menos poluente.
Os serviços oferecidos pela Cargolift na região são de transporte de cargas, armazenagem e “cross-docking” – desconsolidação e consolidação de cargas. A filial busca também oferecer aos seus clientes que operam com o sistema “milk run” a chance de transferir para o interior de São Paulo o transporte das mercadorias, evitando os congestionamentos da capital paulista.
Economia em crescimento
De acordo com o gerente da filial, Marcos Matiussi, a localização é um dos destaques do investimento. A unidade está situada na Rodovia Luis de Queiroz e próxima à Rodovia dos Bandeirantes. “O endereço desta nova unidade tem como grande destaque a localização estratégica, além de estarmos dentro de um condomínio industrial”, afirma.
Matiussi destaca ainda o bom desempenho da economia da região de Piracicaba, que já é conhecida como ‘uma nova Campinas’. “A Cargolift investe nesta região pois acredita no potencial dela e porque se trata de uma cidade que já faz parte do trabalho da empresa”, destaca. Além de concentrar grandes fabricantes, Piracicaba também atrai novos investidores. A boa fase mantém a economia aquecida e favorece a geração de empregos. “A nova unidade da Cargolift deve ser ainda um fator de peso no desenvolvimento da região, já que o setor de transportes gera tanto empregos diretos quanto indiretos. Nos próximos dois anos, a expectativa é que o investimento gere 150 empregos diretos, entre eles 80 novos motoristas, além da geração de cem vagas de trabalho indiretas”, aponta o diretor-presidente.
A filial de Piracicaba já possui cerca de 80 funcionários em atuação. Nesta fase inicial, a unidade utiliza cerca de 20% da capacidade operacional e a expansão prevista deve gerar maior demanda de mão de obra. “A nossa projeção é de realizar mais cross-docking e mais armazenagem e que, com isso, o número de funcionários também aumente”, afirma o gerente Matiussi.