Exmo. Senhor Governador Tarso Genro:

Imagine que a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul necessitasse substituir hoje um das centenas de transformadores de alta tensão que fazem parte do Sistema Elétrico que atende a todos os gaúchos…

E que para o transporte desse transformador, dado seu peso e dimensões, fosse necessária uma Autorização Especial de Trânsito concedida pelo DAER…

Se esse fato acontecesse hoje, senhor governador, os gaúchos iriam ficar sem energia… Sabe por que senhor governador? Porque o DAER está impedido de conceder Autorizações Especiais de Trânsito para transporte de cargas especiais desde que o governo do Rio Grande do Sul resolveu denunciar os Convênios de Delegação firmados entre o Estado e a União e devolver o controle e manutenção de Rodovias Federais ao Governo Federal.

Com efeito, senhor governador, sem entrar no mérito dessa questão, o fato é que os gaúchos, as transportadoras gaúchas, os fabricantes de equipamentos pesados gaúchos, os importadores, os exportadores e uma centena de outras empresas que pagam impostos, geram empregos e renda para o Estado do Rio Grande do Sul, não podem e não devem ser prejudicados por decisões atabalhoadas e sem compromisso público.

Sabemos que o senhor competentemente já deu tratos a essa questão e que o assunto está sendo encaminhado com vistas a uma solução, que, entretanto depende de votação no congresso, o que seguramente demandará meses, quiçá anos para uma conclusão.

Projetos como a ampliação da GM , implantação de Parques Eólicos , ampliação do Pólo Petroquímico, investimentos na infraestrutura e na modernização industrial do estado,entre outros não têm como suportar essa situação até a solução política em curso. Nossas empresas, nossos empregados, nossos compromissos precisam de uma solução imediata para esse mísero problema.

Por isso rogamos a vossa excelência que em nome do respeito ao interesse público, ao bem comum, que o senhor determine providência administrativa autorizando o DAER-RS a voltar imediatamente a conceder AUTORIZAÇÕES ESPECIAIS DE TRÂNSITO para veículos transportando cargas excedentes por rodovias sob convênio de delegação, restaurando essa atividade fundamental para a produção de bens e serviços de interesse social, geração de emprego e renda e impostos para esse importante estado do Rio Grande do Sul
Respeitosamente,

SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais

Leia matéria sobre aliança internacional para o transporte de cargas especiais