Acaba de chegar ao mercado a Ford Transit na versão chassi cabine, com peso bruto total homologado de 3.500 kg, que permite acesso a zonas com restrição ao tráfego de caminhões e condução por motoristas com habilitação B.
O modelo é líder no mercado europeu e sua capacidade de carga útil é de 1.696 kg.
Entre os itens que o distinguem, o sistema de partida em rampa (HLA), integrado ao ABS, impede que o veículo deslize para trás em subidas quando se tira o pé do pedal do freio: sensores mantêm o freio ativo, dando tempo para que o acelerador seja acionado.
Outro equipamento de série é o controle eletrônico de estabilidade (ESP) integrado ao motor e ao ABS. O controle de tração impede o patinamento das rodas em partidas ou em pavimentos de baixa aderência.
A versão chassi cabine busca o segmento de transporte de cargas urbanas volumosas com facilidades para instalação de implementos como baú de até 20,3 m3. No ano passado, foram vendidos 2.031 veículos desta categoria. Até o final do ano, a Ford espera vender de 300 a 350 unidades, ficando com 15% do mercado.
Como as demais versões da linha, a Transit Chassi é equipada com o motor Ford Duratorq 2.4, com 310 Nm (entre 1.750~2.000 rpm) e potência de 115 cv.