Empresa, que já venceu licitação no País, estará presente na Fenatran

A montadora chinesa Higer Bus, que pertence ao Grupo Fujian, estará pela primeira vez na Fenatran, maior feira do setor de transporte na América Latina, cuja 24ª edição será realizada em novembro, em São Paulo.

A marca, que já venceu licitação para fornecer ônibus no Brasil, passa a disputar o mercado nacional, mas só pretende trazer ônibus e caminhões elétricos do segmento pesado.

Desde Hannover, na Alemanha, onde a Higer Bus participou do IAA Transportation nesta semana, os executivos da marca no Brasil concederam uma entrevista ao Grupo Carbono Zero, formado por jornalistas especializados em transporte, do qual faz parte a Revista Carga Pesada.

A montadora prepara-se para instalar no Brasil uma fábrica em joint venture com a TEVX . E, segundo o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, isso deve acontecer em breve. Embora tenha sido noticiado que a unidade será em Fortaleza, Souza alega que a decisão ainda não foi tomada e há três cidades na disputa para sediar a planta brasileira. “São três finalistas. Estamos estudando os incentivos fiscais dos estados. Damos prioridade para aqueles que tem municípios comprometidos com a eletromobilidade”, explica.

As condições logísticas para a entrada de componentes importados também têm peso na escolha.

O diretor para América do Sul e América Central da Higer, Marcelo Barella, diz que a empresa vai montar veículos no Brasil com componentes já conhecidos no mercado local. Vai trabalhar com motores Dana e Siemens, direção Bosch, e suspensão e freios das marcas ZF, Sachs e Wabco e Knorr.

O Azuri A 12 foi o primeiro ônibus produzido pela Higer para o Brasil. Com ele, a companhia venceu uma licitação para fornecer 15 veículos para Cascavel (PR). “São 13 do tipo padrão e dois articulados.”

O diretor informa que a Higer, que também tem uma linha de vans, começou a produzir caminhões em 2022, entre eles, o EON, veículo da foto em destaque, que estará na Fenatran. Trata-se de uma configuração com peso bruto total de 40 toneladas, equipado com um pacote de baterias de 423 kWh, o que garante autonomia de 250 km.

Outro veículo que virá para o Brasil é a van H7, que aqui foi batizada como Paradise. Há uma versão de passageiro e outra de carga. “É uma van de grande porte com capacidade de peso elevado. E tem tecnologia CATL, com baterias mais finas e mais eficientes e autonomia de quase 350 km”, explica.

Segundo o diretor, o grande diferencial da Higer é a experiência em eletromobilidade. Ele ressalta que as montadoras instaladas no Brasil produzem veículos elétricos há poucos anos, enquanto Higer já fabrica ônibus elétricos na China há quase 20 anos. “A tecnologia que a gente usa de materiais é muito mais resistente e leve e não existe no Brasil.”

A Higer pertence ao Grupo Fujian, um dos gigantes automotivos da China. E conta com três marcas de ônibus. Além da Higer, detém a King Long e a Golden Dragon.  “Em conjunto, hoje, nós somos o maior produtor de ônibus do mundo”, explica.