São 218 expositores chineses apenas na área destinada ao país

Aproximadamente 230 dos 500 expositores da feira de autopeças Automec, que está acontecendo em São Paulo, são chineses. A terceira edição da Feira Internacional de Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados e Comerciais que termina neste sábado (14), está sendo mais uma demonstração do interesse que o mercado brasileiro tem despertado em outros países.

Interpretes foram acionados para facilitar a negociação não apenas dos expositores chineses, mas também de turcos, coreanos e indianos que aproveitaram o evento para apresentar e vender seus produtos para milhares de distribuidores de autopeças brasileiros que estão em busca de oportunidade de negócios. A organização não divulgou números oficiais, mas são 218 estandes de pequeno porte somente na área de pavilhão destinada à China, além de outros espalhados pela área comum, o que daria um total de cerca de 230 expositores.

Um fabricante gaúcho de paralamas que emprega 175 funcionários reclamou da concorrência nos preços: “Perdemos várias vendas para os chineses, pois os preços das peças e componentes são de 25 a 40% mais baratos”. O problema, segundo ele que preferiu não se identificar, é que mesmo com o imposto sobre importação dobrando o valor do produto lá de fora, ainda sai mais barato que o produzido aqui: “Nossa carga tributária é muito alta”, reclama.

Por outro lado, concorda que a concorrência sempre é saudável, até mesmo contra os importados: “Temos procurado melhorar cada vez mais buscando novos materiais, novos processos”. Além disso, acredita que a favor dos fabricantes nacionais está a confiabilidade: “temos casos de clientes que compraram, não receberam o que foi acertado e não tiveram a quem reclamar.”

 NACIONAIS – Os fabricantes nacionais estão apresentando uma série de novidades que vão de componentes para os novos motores Euro 5 aos freios ABS para atender as exigências da lei a partir de 2013. Na próxima edição impressa da Revista Carga Pesada você verá todos os detalhes da 3.a Automec.

Mais informações no site www.automecpesados.com.br