Unidade abriga 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados

Vivian Guilhem

Com a mudança da Central de Distribuição e Logística de Peças para Itupeva (SP), a Mercedes-Benz do Brasil passou a operar com mais eficiência e agilidade no atendimento aos clientes de caminhões e ônibus. A nova unidade envia peças para todo o território nacional, mais de 50 países e também atende a demandas da matriz da Daimler Truck, na Alemanha.

A unidade ocupa um galpão do condomínio logístico da HGLG, próximo à Rodovia dos Bandeirantes. A operação da nova Central passou a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e também na América do Norte.

Nesta quarta-feira (6), a Mercedes-Benz recebeu um grupo de jornalistas para uma visita à unidade. A reportagem da Revista Carga Pesada acompanhou a programação. O grupo foi recebido com uma bela apresentação do Coral do Guri. O novo Axor relançado pela montadora no mês passado ganhou um espaço especial para o evento.

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos de performance e eficiência”, diz Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do setor de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 9 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de mais de 300 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para os mercados de exportação. Registramos uma média de 8.000 pedidos de clientes por dia”.

Destaque para novo Axor

Localização estratégica em Itupeva (SP)

A nova Central de Peças da Mercedes-Benz do Brasil está localizada na Estrada Joaquim Bueno Neto, em Itupeva (SP), a poucos metros do km 72 da Rodovia dos Bandeirantes. A posição estratégica facilita o acesso à capital, ao interior e a importantes corredores logísticos, como Rodoanel, Porto de Santos e Aeroporto de Viracopos.

Mais agilidade e inteligência operacional

Segundo Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, a mudança reforça o compromisso da marca com eficiência e confiabilidade no atendimento. A nova estrutura, operada com apoio da Penske Logistics, amplia a agilidade nas entregas e garante mais inteligência operacional. Com isso, a marca atende de forma ainda mais rápida frotistas, autônomos e clientes em todo o país.

Atendimento rápido e alta capacidade de distribuição

A unidade responde a até 8 mil pedidos por dia, com prazos de entrega que variam conforme a urgência: emergenciais são atendidos em até 24 horas, expressos em até 72 horas e os pedidos regulares, em até 7 dias. Exportações seguem prazos médios de 2 dias (aéreo) e 5 dias (marítimo ou rodoviário).
Estoque abrangente e estrutura inteligente

O estoque contempla tanto peças da linha atual quanto de modelos

descontinuados, incluindo clássicos como Axor Euro 5 e Atron. A armazenagem é dividida em quatro sistemas: mezanino (peças pequenas), Rail Pallet Rack (médias), porta-pallets (grandes) e Storage Blocked (volumosas). No total, a Central abriga 45 mil itens e processa cerca de 9 milhões de peças por mês.

Tecnologia e verticalização otimizam processos

A estrutura verticalizada, com 12 metros de altura, integra empilhadeiras elétricas, software WMS e processos otimizados. São 60 mil m² de área útil, com 8 módulos, 96 docas e infraestrutura preparada para expansão. O condomínio logístico da HGLG onde está inserida a central conta com mais de 230 mil m².

Compromisso com sustentabilidade e eficiência energética

Sustentabilidade é outro pilar do projeto. O espaço conta com telhas zipadas, iluminação LED e zenital, isolamento termoacústico com lã de vidro e empilhadeiras movidas a baterias de lítio. Também dispõe de estação de tratamento de efluentes, captação de águas pluviais e descarte ambientalmente responsável. As certificações “Classe AAA” e “LEED” confirmam o padrão de excelência da instalação.

Infraestrutura completa e segurança reforçada

A Central ainda conta com restaurante para 500 pessoas, áreas administrativas, segurança 24 horas, monitoramento por câmeras e estacionamento amplo. A circulação diária gira em torno de 60 caminhões, além de contêineres para exportações. A segurança é reforçada por um sistema completo de combate a incêndios.

Portfólio completo de peças e serviços ao cliente

A nova estrutura fortalece o compromisso da Mercedes-Benz com o suporte ao cliente. Além das peças genuínas com dois anos de garantia, a marca oferece a linha RENOV, com até 30% de economia e mesma qualidade, e a linha Alliance, com mais de 2 mil itens a preços acessíveis. O portfólio inclui ainda o Óleo Genuíno, desenvolvido especialmente para motores Mercedes-Benz, e o programa de fidelidade Mercedes Club, que recompensa clientes por compras e serviços realizados na rede autorizada.