O plano é começar pelos veículos de 3,5 a 10 toneladas. Em 2017, será iniciada a produção de caminhões semipesados de 13, 15 e 17 toneladas, ficando para mais tarde a produção de pesados.
A fábrica de Guaíba terá 200 mil metros quadrados e capacidade de produção de 21 mil caminhões por ano.
“Estamos associados a uma marca chinesa que produziu 700 mil caminhões no ano passado, mais do que todas as indústrias americanas juntas”, comentou o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luis Carlos Mendonça de Barros.
Ele esclareceu que este projeto é dos chineses: “Eles viram na parceria com um grupo brasileiro maiores chances de êxito em nosso País”.
O principal sócio da Foton Aumark na fábrica de Guaíba será o governo do Rio Grande do Sul, através da agência de fomento Badesul.
Mas é a Foton que vai se responsabilizar pela transferência de tecnologia e pelo padrão técnico dos produtos brasileiros. Nesse aspecto, as coisas estão correndo bem, segundo Mendonça de Barros, que dá como exemplo o caso da introdução do air bag nos veículos que já estão sendo exportados para o Brasil (veja abaixo). “Eles resolveram a questão em tempo recorde e com baixo custo, dada a escala com que estão habituados a operar. O preço final ficou em torno de US$ 200 por unidade”, informou.
Os caminhões da Família AUMARK, que serão produzidos no Brasil terão ainda freios ABS, barras estabilizadoras, ar condicionado, vidros e travas elétricas, CD player, acelerador automático, projeto da cabina assinado pela Lótus, além do trem de força com motor Cummins e Caixa de câmbio ZF que possibilitarão um índice de 60% de nacionalização de componentes.
Concessionárias estão sendo abertas
Cerca de 80 veículos Foton fabricados na China estão rodando no Brasil. Os modelos, de 3,5 toneladas, custam 18% menos que o líder do segmento, o Daily da Iveco.
A Foton Aumark está montando uma rede de concessionárias voltada para os grandes centros urbanos. Já existem 12 em funcionamento e a empresa planeja ter 90 casas até a entrada em funcionamento da fábrica. Até lá serão feitos investimentos de R$ 250 milhões, metade com recursos próprios. Outros R$ 70 milhões deverão ser investidos nas operações comerciais e de distribuição.