A Chiapetti, em Marialva (PR) e a Divisa, em Arcos (MG), juntas contam com investimento de R$ 15 milhões
DILENE ANTONUCCI E LUCIANO ALVES PEREIRA
O Grupo Chiapetti é agora o representante da Volkswagen Caminhões e Ônibus na região de Maringá (PR), com a inauguração de sua revenda no dia 13 de julho. O investi mento foi de R$ 10 milhões e a casa fi ca em Marialva, no km 188 da BR-376, saída de Maringá para Curitiba.
A área construída de 2,4 mil metros quadrados inclui 11 boxes para serviços mecânicos e quatro de funilaria, destinados a caminhões e ônibus Volkswagen e cavalos mecânicos MAN. O Grupo Chiapetti , que tem matriz em Umuarama (PR), foi um pioneiro na representação da então Volkswagen Caminhões logo em seu nascimento, em 1981. “Ampliar nossa atuação para a região de Maringá significa um crescimento expressivo do grupo e um desafio profissional”, diz o gerente financeiro e administrativo Adriano Chiapetti . “Agora com duas casas e um posto de atendimento em Campo Mourão, passamos a ocupar mais de 80 municípios, praticamente um quarto do Estado.”
O gerente regional de Vendas da MAN Lati n America no Sul do Brasil, George Carloto, afirma que a chegada da Chiapetti levará a empresa à liderança de vendas na região de Maringá, como se pôde ver nos primeiros dias de funcionamento da loja. Em Umuarama, na matriz, a Chiapetti tem três mil metros quadrados de área construída. “Quando começamos, há quase 40 anos, eram apenas 850 metros quadrados”, relembra o fundador Itacir Chiapetti , cheio de confiança para o futuro.
MINAS – Na contramão da apatia do setor, os Notini, de Divinópolis (MG), inauguraram a primeira filial de sua Divisa, concessão da MAN Lati n America. Escolheram a vizinha cidade de Arcos, a 230 quilômetros da capital, no Centro-Oeste do Estado. A inauguração ocorreu na primeira quinzena de julho e, claro, a ida para Arcos não foi decidida no jogo de palitinhos. De fato, a cidade é a que pode ser chamada de verdadeira truck-city, destino e origem de milhares de caminhões que trafegam pela BR-354.
A área coberta da Divisa abriga oficina e demais dependências, a primeira com espaço suficiente para 12 boxes passantes, além de 500 metros quadrados destinados ao estoque de peças MAN e VW.
A Divisa Arcos foi pensada para atendimento a mil caminhões por mês, enquanto sua área operacional alcança mais de 22 municípios no entorno, totalizando 55 relacionados às duas casas. Presente à inauguração, Rui Padilha, gerente executivo regional de Vendas da MAN, revelou-se otimista moderado quanto ao mercado de caminhões novos. A seu ver, em 2017 os números domésticos repetirão os cerca de 50 mil emplacamentos do ano passado.
Para 2018, “a MAN prevê crescimento de 5%”. Previsão considerada tímida pela Divisa, tendo em vista os respectivos números regionais até agora. “O pior já passou e cada vez mais os empresários estão distinguindo a política da economia”, afirma Igor Notini, diretor comercial da casa. “Neste ano, a Divisa está prevendo vendas superiores em 33% ante 2016 e acreditamos fechar este exercício com mais 35%.”
Mirando 2018, o diretor da Divisa avalia expansão de 30%. A Divisa é uma empresa tipicamente familiar e sua administração é tocada hoje pela segunda e pela terceira geração. Igor, neto do fundador Fausto, adiantou que seu empreendimento situa-se atualmente entre as cinco maiores concessionárias MAN Volkswagen Caminhões e Ônibus de Minas.