É a conta de 30 anos não só de trabalho, mas também de passeios ao Exterior com os clientes, dentro da bem-sucedida promoção Família Scania

O Consórcio Brasil Scania está completando 30 anos neste mês de julho com números que o colocam na liderança da modalidade entre as montadoras de caminhões: já entregou 62 mil caminhões e 18 mil reboques, que totalizam mais de R$ 26 bilhões em contemplações.

Rocha, diretor do Consórcio Scania.

“A razão do nosso sucesso está na participação dos concessionários Scania; todas as nossas ações são levadas em conjunto com a rede”, afirma o diretor geral do Consórcio Brasil Scania, Antonio Carlos da Rocha. Além disso, apesar da queda das taxas de juros, o consórcio não perdeu atrativos em relação aos financiamentos, devido às dificuldades em aprovar cadastros nos bancos. “Nós somos mais flexíveis e entendemos melhor o negócio do cliente e sua capacidade de endividamento, pois nosso foco é o transporte rodoviário”, acrescenta Rocha.

Outro diferencial é a promoção chamada Família Scania, que proporciona viagens com acompanhante aos clientes que adquirem cotas do consórcio. Mais de 40 mil clientes já estiveram em Buenos Aires, Santiago do Chile, Lisboa, Madri e Orlando, já fizeram cruzeiros marítimos e foram ver shows de artistas famosos em resorts nacionais por conta do Consórcio Scania Brasil.

“A maioria dos clientes tem condições de fazer um programa desses quando quiser, por sua conta. Mas eles sabem que, viajando com a Família Scania, encontram comodidades adicionais, como segurança e orientação. E já virou tradição encontrar amigos na viagem, pessoas que compartilham do universo do transporte”, explica Rocha.

Atualmente, está em pauta o projeto Roma. Os primeiros 1.500 clientes que comprarem cotas de caminhões e chassis de ônibus ganharão viagens para a Itália. A promoção inclui passagens aéreas, cinco noites de hospedagem em Roma, jantar de confraternização, city tour, taxas e seguro-viagem internacional, para o cliente e acompanhante.

Com esse trabalho, a Scania Administradora de Consórcios acaba de conquistar, pela segunda vez, o prêmio Top de Marketing da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

Os jurados do prêmio reconheceram a promoção Família Scania como uma das mais vitoriosas estratégias de marketing do setor e notaram, no esforço da empresa, a importância do consórcio para fomentar o aumento e a renovação da frota de caminhões no Brasil.

Outro indicador da importância do consórcio para a Scania é que, ao contrário dos números de vendas de caminhões do primeiro semestre, a venda de cotas não caiu, apesar da chegada da nova tecnologia de motores Euro 5.

Taone, da Assobrasc: o sistema de consórcio leva vantagem sobre o financiamento

Em parte, segundo o diretor superintendente da Associação dos Concessionários Scania (Assobrasc), Luiz Carlos Taone Neto, isso se deve ao fato de o consórcio ser barato. “Enquanto no Finame o transportador paga de 3,5% a 5,7% ao ano, no consórcio ele paga 10,5% ou 11% ao longo de todo o financiamento, o que o torna mais atrativo do que qualquer alternativa de financiamento”, argumenta.

Para Taone, o consórcio é a opção ideal de compra para o cliente que tem condições de programar a ampliação ou a renovação da frota. “E o consórcio tem vida longa porque tem um público fiel e tradicional. Muitos transportadores constituíram suas frotas a partir das facilidades do consórcio.”

Melhor motorista entra na fase regional

A quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, promovida pela Scania, entra no dia 28 de julho na fase das etapas regionais. Serão classificados 24 motoristas, para disputar o título na final, prevista para 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

As provas tentam ao máximo reproduzir o dia a dia dos condutores, com simulação de manobras e outras situações comuns ao volante. “O objetivo é contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o motorista e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes”, explicou o diretor geral da Scania, Roberto Leoncini.

Serão 12 finais de semana até o dia 21 de outubro, sendo uma prova por dia (sábado e domingo), em total de 24. Cada regional terá 40 competidores, que passarão por provas teóricas e práticas (veja datas e locais).
O vencedor da competição nacional receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 30 mil, em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, além de R$ 6 mil em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia. Mais informações no site www.melhormotorista.com.br.

Locais e datas

Sorocaba (SP) 28 e 29 de julho
Ponta Grossa (PR) 4 e 5 de agosto
Eldorado do Sul (RS) 11 e 12 de agosto
Londrina (PR) 18 e 19 de agosto
Sumaré (SP) 25 e 26 de agosto
Guarulhos (SP) 1 e 2 de setembro
Rio de Janeiro (RJ) 8 e 9 de setembro
Contagem (MG) 15 e 16 de setembro
Vitória da Conquista (BA) 22 e 23 de setembro
Jaboatão dos Guararapes (PE) 29 e 30 de setembro
Marituba (PA) 5 e 6 de outubro
Rondonópolis (MT) 20 e 21 de outubro
Final nacional São Paulo (SP) 25 a 27 de outubro