Primeiro carro-forte do mercado, equipado com cabine estendida, o caminhão Volkswagen Constellation 24.280 8×2 fará o transporte de valores da empresa Protege na cidade do Rio de Janeiro. Desenvolvido em parceria pela engenharia brasileira da MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais VW e MAN, MIB Blindados, implementadora nacional de carrocerias e Grupo Protege, o caminhão Constellation poderá transportar até uma tonelada a mais de carga que os principais produtos concorrentes no mercado nacional.

Para fazer frente às necessidades específicas desse tipo de transporte, a configuração do modelo permite o transporte de cargas de valores maiores, atendendo a uma demanda crescente no mercado brasileiro. Devido à cabine avançada, o modelo é um metro menor em comprimento, se comparado com os concorrentes, ganhando agilidade em sua circulação para garantir ainda mais segurança durante o transporte e condução.

Nessa aplicação, a capacidade maior de carga poderá servir para o transporte de mais moedas. O veículo dispõe de 29 toneladas de peso bruto total (PBT) e pesa 14 toneladas (tara do veículo).

“O transporte de valores e de cargas valiosas é um importante segmento de transporte para a MAN Latin America. O mercado tinha esse nicho ainda inexplorado de veículos equipados com cabine estendida e agora nós, da MAN junto com nossos parceiros de negócios, somos pioneiros nesse tipo de soluções”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da empresa.

A fabricante foi a primeira a oferecer chassis de 8 e 9 toneladas específicos para transporte de valores no Brasil. A montadora, localizada em Resende (RJ) é líder nas vendas nacionais deste mercado pelo quarto ano consecutivo com mais de 70% de participação, de acordo com os números de encarroçamentos realizados pelas maiores empresas especializadas do território brasileiro. No total, a empresa já ultrapassou a marca de 1.100 chassis de carros-fortes comercializados, não só no Brasil, como também no exterior.

 

Apta vende mais 16 caminhões Constellation para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

A Apta Caminhões e Ônibus, instalada em São Bernardo do Campo, vendeu mais 16 unidades de caminhões modelo Constellation 17.280 automáticos para o Corpo de Bombeiros do Governo do Estado de São Paulo. A concessionária autorizada MAN/Volkswagen foi a vencedora da licitação pública realizada para a compra das unidades.

A Concessionária iniciou trabalho com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, focada em fornecer os primeiros caminhões com câmbio automático. Em dezembro de 2010 forneceu as duas primeiras unidades, e com a excelente experiência dessa compra adquiriu mais 19 modelos em 2012.

Os modelos foram customizados pela implementadora Mitren Sistema e Montagens Veiculares, especializada na montagem de veículos especiais, para atender a necessidade de operação da instituição.

Os modelos foram equipados com tanque de água de 4 mil litros, bomba de incêndio importada (Hale) com vazão de 750 GPM, carretel de mangotinho, canhão monitor, portas laterais tipo persiana, entre outros equipamentos. A definição dos projetos teve a participação dos militares do CSM/MOpB (Centro de Suprimento e Manutenção de Material Operacional de Bombeiros). Segundo a empresa, cada veículo é projetado e fabricado de forma customizada, o que garante pleno atendimento das necessidades, demandas e capacidade de investimento de cada cliente, resultando em soluções personalizadas.

O gerente de Vendas a Governo da Apta, José Luiz M.Dias, foi o responsável pela operacionalização de toda implementação nas unidades, adicionando aos chassis a duplicação das cabines e aplicação das auto bombas.

O veículo é ideal para atender as funções de bombeiro urbano, em operações que envolvam combate a incêndios e/ou salvamentos, principalmente em unidades que dispõem de somente um veículo. Sua configuração torna o veículo ágil e versátil para diversos tipos de operações (combate a incêndios, salvamentos e resgates), devido a sua capacidade de armazenamento de água e aos amplos compartimentos laterais possibilitarem a acomodação de equipamentos, ferramentas e acessórios.

Em geral, é montado em chassi com capacidade de no mínimo 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). A cabina dupla oferece conforto, segurança e praticidade para a guarnição. A carroçaria é construída totalmente em alumínio e possui amplos compartimentos equipados comportas persianas para o acondicionamento de equipamentos. A identificação visual e luminosa também é personalizada.