Na foto, o atual rodotrem de 9 eixos e 74 toneladas; na ilustração, o novo, com 11 eixos e PBTC de 91 toneladas

Na foto, o atual rodotrem de 9 eixos e 74 toneladas; na ilustração, o novo, com 11 eixos e PBTC de 91 toneladas

Nelson Bortolin

Revista Carga Pesada

Por pressão do setor sucroalcooleiro, o Conselho Nacional do Trânsito (Contran)  autorizou uma nova combinação de veículo de carga (CVC), com 11 eixos e peso bruto total combinado (PBTC) de 91 toneladas.  A resolução é a 640, com data de 14 de dezembro. Mas a normal ainda precisa de regulamentação. Os critérios para concessão de Autorização Especial de Trânsito (AET) para a CVC ainda serão publicados.

Com a 640, o Contran elevou os antigos limites máximos para PBTC, que era de 74 toneladas, e de número de eixos, que era de 9, no rodotrem. O engenheiro mecânico especializado em transporte rodoviário de carga,  Rubem Penteado de Melo, da TRS Engenharia de Curitiba, batizou a nova CVC de “super rodotrem”.  “É uma modernização, mas é claro que ela terá condições especiais para circular porque não podemos colocar em risco as obras de arte (pontes e viadutos)”, afirma.

Clique-aqui para baixar a resolução.