MR Comunicação Estratégica

 

A Coopercarga, operadora logística para o Brasil e Mercosul, em parceria com a JOST Brasil, colocou em teste os primeiros difusores de teto do país em duas carretas da frota. Os acessórios aerodinâmicos foram importados da Alemanha e são indicados como complemento para a parte traseira de reboques e semirreboques, gerando mais segurança, conforto ao motorista, economia de combustível e redução das emissões de CO₂ por ser um sistema de redirecionamento do fluxo de ar.

A tecnologia prevê ainda outras inúmeras vantagens. A expectativa é que o equipamento contribua para uma economia de 3 a 4% no consumo de combustível, redução da turbulência (que gera um efeito de frenagem sobre o veículo), diminuição do efeito spray na parte traseira do semirreboque em dias chuvosos, redução da projeção de neblina e poeira em condições meteorológicas adversas, entre outras.

Dois semirreboques iniciaram os testes, que devem ser concluídos no período de seis meses. Avaliações semelhantes já foram realizadas na Europa e os resultados positivos possibilitaram a comercialização do produto no mercado regional. “Como o cenário brasileiro (estradas e velocidade média) é diferente do europeu, a realização desses testes é fundamental para confirmarmos a eficiência do produto”, afirma Cícero Castagna, Engenheiro de testes da JOST Brasil. Na Europa, a economia apresentada é superior a 1,4L/100km em um caminhão com consumo médio de 2,95 km/L, garantindo a amortização do custo em 4 ou 6 meses.

“A Coopercarga busca continuamente inovações que contribuam para a sustentabilidade da nossa atividade. Utilizamos acessório aerodinâmico nos cavalos há muitos anos e a intenção agora é dispor deste equipamento também nas carretas para aumentar os benefícios. Essa é mais uma ação que complementa a preocupação de nossa cooperativa com o meio ambiente, e também com a busca de ganho na produtividade”, afirma Osni Roman, presidente da operadora logística.