A Cummins Brasil fez hoje na Fenatran o lançamento mundial da nova plataforma de motores pesados. Batizada de Série G, a novidade será inicialmente produzida na fábrica da Cummins Foton, em Pequim, na China, a partir do primeiro semestre de 2014, na versão seis cilindros em linha com 11,8 litros.

Entre as inovações tecnológicas da nova Série G o destaque é a redução significativa de peso em cerca de 400 kg. A rigor, é como se um motor de 12 litros pesasse o mesmo que um motor de 9 litros. O segredo é o uso de compostos plásticos de alta resistência e uma nova escultura dos blocos, com contornos vazados, tudo para reduzir a tara do veículo.

Segundo a Cummins, os novos materiais mantiveram a resistência estrutural e a durabilidade equivalente a de um motor Cummins pesado. O sistema de injeção de combustível da Série G, Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motor Série X, maior e mais potente, com 510 hp e com torque máximo para 2.300 Nm, oferece respostas mais rápidas em baixas rotações que, associado ao baixo peso, permite maior capacidade de carga no veículo.

A nova linha G: menos peso sem perder resistência

As duas novas versões dos modelos ISL e ISM  ganharam 20 cavalos (cada). Para reforçar a tendência de motores menores, mais potentes e econômicos, a Cummins Brasil também está apresentando o novo motor eletrônico ISL 8.9 de 420 cavalos de potência. A novidade, derivada do ISL de 400 cv a 2.100 rpm, recebeu mudanças na calibração do motor, sem alterações no hardware.

O novo Cummins ISL de 420 cv a 2.100 rpm será produzido na fábrica da Cummins Brasil, em Guarulhos (SP), a partir de outubro deste ano e irá equipar o novo caminhão da MAN VW 25.420, que também está sendo apresentado na Fenatran 2013.

Outra nova motorização eletrônica, mas desta vez de olho no segmento de caminhões pesados é o novo Cummins ISM 440, de 11 litros. Este também será produzido a partir de outubro de 2013 na unidade fabril da empresa, em Guarulhos (SP). Esse motor, de 440 cavalos, chega para acompanhar a tendência de crescimento de potência do segmento. Baseado no ISM 420, de 11 litros, a nova motorização também recebeu um ganho de 20 cavalos de potência que se traduzem em melhor dirigibilidade e menos consumo de combustível. 

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