O incentivo à permanência de alunos de Engenharia na área é uma das prioridades da Cummins South America. Com base nisso, a maior fabricante de motores Diesel e componentes tem desenvolvido uma série de ações destinadas a estudantes, além do recrutamento de novos talentos. Com o objetivo de fomentar o conhecimento, a Cummins recentemente promoveu palestra ministrada por Franklin Chang-Díaz, recordista em missões aeroespaciais, a cerca de 150 pessoas, entre professores, alunos e funcionários do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Diretor do Conselho (Board) da Cummins Inc., Dr. Chang-Díaz fez uma apresentação sobre Tecnologia e Inovação e o Futuro da Engenharia. Além de novas tecnologias espaciais, com destaque para propulsão em foguetes de plasma, o físico, engenheiro e ex-astronauta norte-americano, falou sobre engenharia, astronomia e sua carreira.

Franklin Chang-Díaz

Nascido em San José, na Costa Rica, Franklin Chang Díaz é o fundador e presidente da Ad Astra Rocket Company, uma empresa de tecnologia de foguete avançado na América do Norte, com operações em Webster e Texas, nos EUA e em Guanacaste, na Costa Rica. Em julho de 2005, ele concluiu uma carreira de 25 anos de sucesso como um astronauta da NASA, alcançando um recorde mundial de sete voos espaciais.

O mote principal da apresentação de Chang Díaz, foi mostrar como a inovação e a engenharia devem levar a tecnologia de transporte para um novo patamar nos próximos anos, e a necessidade de aproximar cada vez mais as mentes inovadoras dos estudantes de engenharia com as necessidades futuras da indústria, no caso da Cummins para a indústria de geração de energia e transporte.

Liderado pelo Departamento de Engenharia e Desenvolvimento Técnico da Cummins, as ações para o Desenvolvimento de Talentos da Engenharia também incluíram um encontro do presidente da Cummins South America e vice-presidente da Cummins Inc., Luis Afonso Pasquotto, com os universitários do ITA. Com graduação em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, Pasquotto compartilhou suas experiências profissionais, além de sua trajetória pela Cummins até chegar na presidência.

Novos talentos – Há mais de 20 anos, a Cummins promove o recrutamento de aproximadamente 35 estagiários anualmente, contratando cerca de 20% a 30% destes estudantes. A seleção é feita por meio de feiras de estágios e evento de recrutamento de universitários, em parceria com as principais faculdades de engenharia do País, como ITA, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Itajubá e Centro Universitário da FEI.

No início do segundo semestre de 2014, a Cummins South America intensificou seus esforços ampliando parceria com mestrado e doutorado com a USP e o ITA, com o objetivo de aprofundar a área de pesquisa e aproximar os profissionais com a indústria.

A fabricante de motores ainda liberou alguns de seus funcionários para o desenvolvimento de testes, com foco nas necessidades futuras e nas áreas que requerem pesquisas por parte dos engenheiros por meio de conceitos inovadores.