Nelson Bortolin

A DAF apresentou nesta terça-feira (10), na pista de teste da Goodyear em Americana (SP), os caminhões XF 105 (6×2 e 6×4) que passarão a ser montados em escala comercial na planta de Ponta Grossa (PR) a partir da segunda quinzena de outubro. Os caminhões têm motor Paccar MX, de 12,9 litros e potência de 410 e 460 cavalos.

A fábrica paranense, única da DAF fora da Europa, não está pronta e ainda não há data definida para sua inauguração, mas, segundo a empresa, a produção para teste terá início já na próxima semana.

A marca europeia, pertencente ao grupo Paccar, chega ao Brasil para concorrer no segmento de extrapesados. Os caminhões, segundo o diretor de Operações, Luiz de Luca, não terão preços especiais para ingressarem no mercado. “São preços compatíveis com a categoria premium”, afirma. Para atrair os compradores, a marca deverá estender garantia e incluir serviços de manutencão, entre outros benefícios.

A montadora diz que os XF 105 estão sendo testados pelos maiores frotistas há quase um ano. Os diretores apresentaram aos jornalistas um vídeo com depoimentos da Martelli Transportes – uma das maiores transportadoras de grãos no País, com sede em Mato Grosso.
O diretor da Martelli, Fausto Martelli conta que “não esperava tanto” do XF 105 que está em teste na empresa há 9 meses. Segundo ele, o veículo estaria “à frente de alguns marcas conhecidas”. No vídeo um motorista da Martelli também aparece elogiando o caminhão. “A posição do volante é boa. O assento também, a cama é mais larga, e ele é muito silencioso.” Segundo a DAF, a cabine do XF 105 é a mais espaçosa do segmento.

Felix Hendriks, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF, explicou que, para ser introduzido no Brasil, o XF 105 passou por adaptações na cabine e no chassi. “Isso porque temos que atender necessidade legais, as especificidades das aplicações brasileiras e o conteúdo local para financiamento pelo BNDES”, afirmou. São 40 fornecedores instalados no País.

Para poder ser 100% financiado pelo Finame, o veículo tem de ter mais de 60% de nacionalização. “Estamos com cerca de 60%. Às vezes, em virtude da oscilação do câmbio, caímos para 59%”, conta de Luca. De 55% a 60% de nacionalização, o finaciamento pelo BNDES é de 90%. “Se, no dia de financiar, não for possível ter 100% pelo BNDES, nós complementaremos com recuros próprios”, garantiu.
A intenção da DAF é aumentar o índice de nacionalização com a inclusão de mais 20 fornecedores brasileiros no primeiro ano da planta de Ponta Grossa, e mais 20 no ano seguinte.

A DAF garante cobertura inicial de 80% do território nacional pela rede concessionária, com 20 lojas no Brasil. Em cinco anos, a marca quer 10% do mercado nacional.

Motor

A DAF apresenta o motor Paccar, fabricado na Holanda, como um grande diferencial. Segundo ela, os seis cilindros em linha permite potência de 410 cavalos até 460 cavalos, e altos torques, que vão de 2.000 Nm a 2.300 Nm, sendo o torque máximo disponível entre 1.050 rpm e 1.510 rpm.

Transmissão

É possível optar pelo câmbio automático manual de 16 marchas ou pela transmissão automatizada AS-Tronic da XF com 12 ou 16 marchas. 

Cabine

São duas opções: Confort e Space, fabricadas pela Usiminas em Pouso Alegre (MG). Ambas espaçosas e confortáveis com camas largas. Vêm com a trava Night Lock.

Rede autorizada e assistência

Até o fim deste ano, a DAF promete abrir 19 concessionárias com previsão de aumentar este número para 40 em 2014.

A empresa também afirma que os clientes contarão com o DAF Assistance – serviço especializado de suporte técnico 24 horas.