Primeira concessionária Scania do Brasil, com sede em Caxias do Sul, personaliza caminhões

Sempre desperta muito interesse dos internautas os vídeos e fotos que recebemos do diretor da Brasdiesel, Itamar Zanete, com novidades e curiosidades sobre a Scania. Com sede em Caxias do Sul, a concessionária gaúcha foi a primeira a representar a marca no Brasil.

Um dos vídeos que recebemos recentemente destaca uma relíquia totalmente restaurada por um fã da marca. Trata-se de um Scania T143 com motor V8 de propriedade de Zaqueu Monteiro que reside atualmente no Mato Grosso e passou pela Brasdiesel para uma visita aos amigos já que todo trabalho de restauração foi feito em São Marcos, também na Serra Gaúcha, tradicionalmente considerada a Cidade Scania.

“Depois que fizemos o 3º Encontro de Jacarés, no ano passado, deu uma febre nos apaixonados por Scania em restaurar os caminhões mais antigos como os modelos 75, 76, 110 e 111. Já estão restaurando também os modelos 112, 113, LK 140 e neste caso um T 143 V8”, comenta Itamar.

No ano que vem, de 5 e 6 de setembro, a Brasdiesel vai realizar o 4° Encontro de Jacarés como são conhecidos os primeiros modelos da marca: “Certamente teremos mais de 130 Scania restaurados em exposição”, prevê o diretor da Brasdiesel. MAIS V8 – Em outro vídeo enviado para a Revista Carga Pesada a Brasdiesel destaca um Scania S 620 também com motor V8, modelo top de linha da nova geração, totalmente personalizado.

A concessionária também faz padronização para frotas como você verá no vídeo. O V8 pertence ao empresário José Angelo Maccari, da AJMM Transportes, apaixonado por caminhões desde a infância. Já o Scania R 500 amarelo, também da nova geração, com rodas e para-choques vermelhos, está no padrão da frota da Tio Carlo Transportes e Comércio.

Segundo Fábio Melara, as cores são um diferencial da frota e facilitam a identificação do veículo em eventuais casos de sinistros. Lançada na Europa em 2016, a nova geração Scania chegou ao Brasil e já ganhou as estradas prometendo uma economia de até 12% de diesel. Os destaques são uma cabine mais forte, segura e aerodinâmica, com piso plano no modelo S, além de sistema modular que facilita reparos. É o primeiro caminhão do mundo com airbags laterais.

A Nova Geração oferece quatro tipos de motores: 7 litros (220, 250 e 280 cavalos de potência – torque de 1.000 a 1.200Nm), 9 litros (280, 320, 360cv – torque de 1400 a 1.700Nm), 13 litros (410, 450, 500 e 540cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700Nm) e 16 litros (V8 de 620cv e 3.000Nm de torque).