A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc., entregou os primeiros veículos produzidos no Brasil. A operação foi realizada pela Concessionária Macponta Caminhões, localizada em Ponta Grossa (PR). Foram duas unidades do XF105, uma 6×4, com 460 cv, e outra 6×2, com 410 cv.
Há 26 anos no mercado, a Transportes Begnini é um dos primeiros clientes brasileiros a obter o XF105 nacional. Com sede em Carambeí (PR), a empresa atua nos segmentos de transporte de carga seca e viva, contêiner e têxtil. Com frota de 80 caminhões, a companhia adquiriu a versão 6×2, pois está ingressando em um novo setor, no qual o extrapesado é recomendado.
“Estamos entrando no mercado de transporte de aço, e o XF105 será muito demandado. Ele atende plenamente às necessidades da empresa, com autonomia e economia de combustível. Além disso, a fábrica da DAF fica próxima à empresa e queremos incentivar o consumo de produtos fabricados na região”, diz Daniel Begnini, proprietário da transportadora.
A Madeireira Montenegro é outra que adquiriu o modelo em primeira mão. Com duas serrarias em Ponta Grossa (PR), possui frota de 29 caminhões. Segundo um dos proprietários da empresa, Gilcesar Zeny, a performance do XF105 e a economia de combustível durante o test drive foram fatores determinantes para a compra.
“O caminhão estava carregado com a carga máxima e não precisou ser rebocado pelo trator durante o transporte de madeira na floresta, surpreendendo o motorista. Tem ótima força de arrancada, é potente e robusto. Além disso, o XF105 apresentou economia de 10% de combustível em relação aos outros veículos da frota”, avalia Zeny, que adquiriu a versão 6×4.
As vendas foram realizadas pela Concessionária Macponta Caminhões, localizada em Ponta Grossa (PR), que iniciou suas atividades no fim do ano. Além de ser a primeira a entregar os caminhões da marca aos clientes, a Macponta foi um dos primeiros grupos nomeados pela DAF no País.
“Entregar os primeiros veículos DAF no Brasil é um acontecimento relevante e uma etapa importante na história da marca, reforçando o papel pioneiro assumido por nós em nossas atividades, e o nosso compromisso com a DAF e com os clientes”, diz José Divalsir Gondaski (Ferruge), diretor da Macponta.
Com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões, a Macponta Caminhões é resultado da sociedade entre Ferruge (diretor da Macponta Máquinas Agrícolas, concessionário John Deere para a região dos Campos Gerais) e José Álvaro Góes Filho (diretor do grupo Madcompen, referência no setor de suprimentos para marcenaria no Brasil). A concessionária tem atuação em 225 municípios, incluindo as regiões Central, Norte Pioneiro e Noroeste do Paraná, o que representa 56% do território do Estado.
Para atender todo o território, a concessionária tem em seu planejamento a instalação de quatro unidades em cinco anos: Ponta Grossa, Marialva (próximo a Maringá), Campo Mourão e Londrina. “Estamos construindo um concessionário de altíssimo padrão para oferecer aos clientes DAF um atendimento exclusivo, à altura do que oferecem os caminhões da marca”, ressalta Álvaro. “Já contamos com uma equipe formada por experientes profissionais treinados pela fábrica, entre administrativo, vendas e pós-vendas. Além do produto top de linha que estamos oferecendo ao mercado, entendemos que um dos nossos grandes diferenciais é o pós-vendas, levando agilidade e eficiência ao cliente”, completa Ferruge.