Serviço de pós-venda da montadora foca na manutenção preventiva

Fonte: Assessoria de Imprensa

Com foco na melhor experiência aos clientes em todo o ciclo de compra do caminhão, a DAF Caminhões oferece soluções de pós-venda para atender todo o Brasil. Um dos serviços mais conceituados da marca é o DAF Multisuporte, que consiste em um programa com planos de manutenção personalizáveis de acordo com a necessidade do negócio.

O DMS oferece diversos planos de reparo e manutenção para aumentar a vida útil dos caminhões. O objetivo é oferecer um atendimento de excelência por meio de revisões programadas, de modo a evitar quebras e acidentes, garantindo a melhor eficiência operacional dos veículos.

“A manutenção preventiva é fundamental para garantir que nossos caminhões operem em condições ideais. Durante as revisões programadas, realizamos inspeções e ajustes detalhados nos componentes críticos do veículo, como o sistema de freios e eixos, além das trocas de filtros úmidos e secos. Assim, a eficiência energética é maximizada, evitando falhas mecânicas que poderiam gradualmente gerar mais gastos aos proprietários, como o aumento do consumo de combustível”, comenta Adcley Souza, Diretor de Serviços ao Cliente da DAF Caminhões Brasil.

Para manter a durabilidade do caminhão e prevenir problemas, o recomendado é que a revisão seja realizada conforme o manual da marca. Itens responsáveis pela sustentação do veículo como suspensão, sistema de direção, amortecedores e lubrificantes precisam ser verificados periodicamente, pois auxiliam na rentabilidade do motor e, consequentemente, impactam na economia de combustível.

“É comprovado que o custo preventivo é menor que o corretivo, já que um veículo parado atrasa o transporte de cargas. Os caminhões são preparados para resistir a diversas situações e precisam estar com os componentes em dia. Por isso, os serviços de pós-venda oferecidos pela DAF ajudam os proprietários a manterem suas frotas rodando por mais tempo e sem problemas graves,” explica Souza.

DMS Conectado

Com auxílio do DMS Conectado, sistema que permite utilizar em tempo real os dados sobre o desempenho dos veículos, o DAF Multisuporte permite que o motorista e gestor de frotas monitorem em tempo real toda a performance dos veículos. Com uma interface interativa atualizada a cada 30 segundos, é possível acompanhar on-line o desempenho do veículo e do motorista.

Com esse monitoramento, será possível buscar o máximo de desempenho com menos esforço, e consequentemente menos manutenção, o que resultará em mais economia para a empresa.

Os resultados obtidos com essas tecnologias são: redução de custos operacionais, aumento da eficiência e produtividade, melhoria na segurança, vida útil dos veículos prolongada, aumento da sustentabilidade e gestão mais eficaz. “O DMS possui cobertura nacional e acompanha proativamente a operação dos veículos e a eficiência da condução. Isso inclui a troca de óleo e filtros, reparo no sistema de freios, transmissão, suspensão e direção elétrica, fatores que contribuem para uma melhor eficiência dos caminhões. Além disso, a revisão programada pode prolongar a vida útil das peças e resultar em uma manutenção de menor custo”, comenta Souza.

DAF Oficina Móvel

Outro serviço disponibilizado pela fabricante é o DAF Oficina Móvel, atendimento personalizado de manutenção preventiva e corretiva in loco tanto para caminhões DAF quanto veículos de outras marcas. “Ao reduzir a necessidade de deslocamentos adicionais para uma concessionária, é possível minimizar o tempo de inatividade do veículo, permitindo que ele retome sua operação ideal mais rapidamente”, finaliza Souza. O serviço permite ainda que o cliente tenha acesso a peças genuínas DAF, PACCAR e multimarcas TRP.

DAF Assistance

Para aumentar a produtividade dos caminhões, a companhia também oferece o DAF Assistance, uma assistência técnica emergencial disponível 24 horas para todos os veículos em período de garantia da marca ou com contrato de manutenção. Por meio do serviço, os clientes podem obter informações, solicitar atendimento na estrada, agendar serviços nas concessionárias, esclarecer dúvidas e enviar sugestões.

Com uma central única que agiliza o atendimento ao cliente, o DAF Assistance oferece profissionais capacitados pelo DAF Academy e garantia de suporte e reposição de peças. A equipe responsável é constantemente treinada para se manter atualizada e capacitada para auxiliar os clientes, orientando o motorista a sanar dúvidas, resolver problemas do caminhão e a chegar à concessionária DAF mais próxima. Em situações mais complexas, o DAF Oficina Móvel, com ferramentas de diagnóstico e peças, presta atendimento onde quer que o caminhão esteja, permitindo que ele retome a operação o mais rápido possível.