Com mais de 1.400 caminhões vendidos, a DAF comemorou em outubro três anos de operação da fábrica de Ponta Grossa (PR). A produção está sendo ampliada para quatro caminhões por dia; um ano atrás, eram apenas dois. “Estamos criando uma base sólida para fazer parte do grupo de maiores fabricantes de caminhões pesados do Brasil”, afirma Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil.
Um passo decisivo do projeto da DAF será o lançamento, na Fenatran de 2017, de um modelo off road, mais robusto e com redução nos cubos para operações mais severas. O desenvolvimento do novo modelo recebe investimentos de R$ 14 milhões e conta com o trabalho de 25 engenheiros da planta de Ponta Grossa junto com a equipe da matriz da empresa na Holanda.
Atualmente, são produzidos em Ponta Grossa os caminhões XF105 e CF85. O XF105 é vendido nas versões 6×2 e 6×4, com três opções de motor: 410 cv, 460 cv e 510 cv. O veículo é indicado para o transporte de longas distâncias e suporta até 74 toneladas.
O CF85 chegou ao mercado em 2015. O modelo é indicado para operações em curtas distâncias, de até 56 toneladas. O CF é vendido nas versões 4×2 e 6×2 e possui duas opções de motor, com 360 cv e 410 cv.
A rede é outro foco de atenção da montadora, que acaba de assumir a gestão da concessionária de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A mais nova casa da marca foi inaugurada pelo Grupo Austral em Garibaldi (RS), no entroncamento entre Caxias do Sul e Porto Alegre, na rodovia RS-470, km 222.
Três Postos de Serviços Autorizados também entraram em funcionamento, cobrindo as principais rotas dos pesados no País. Ficam em Minas Gerais (Perdões Diesel, na cidade de Perdões, às margens da Fernão Dias), na Bahia (Faedo Caminhões, em Luís Eduardo Magalhães, região responsável por 60% da produção de grãos no Estado) e em Tocantins (Araguaína Diesel, no Distrito Agroindustrial de Araguaína).
A DAF tem hoje 22 concessionárias, pertencentes a 14 grupos ou investidores. Até o fim de 2017, estima-se que esses números subirão para 29 concessionárias de 16 grupos. O diretor comercial da DAF, Luís Gambim, diz que a ampliação da rede tem consumido boa parte dos esforços da DAF, “e cada passo de crescimento é uma conquista enorme para nós”.
Até o fim deste ano, a DAF espera ter mais 750 veículos emplacados. Gambim acrescentou que, para garantir o valor de revenda dos caminhões da marca, a fábrica está lançando também um plano de recompra. “Mas quem utiliza nossos produtos está satisfeito, pois o caminhão não quebra e tem baixo custo de manutenção. Estamos avançando mesmo com as dificuldades do mercado.”
MULTIMARCAS – A divisão de peças Paccar Parts também anunciou expansão de seu portfólio na linha de peças multimarcas TRP, que passa a oferecer, em todas as concessionárias DAF, correias e tensionadores, como resultado de uma parceria com a Continental e a Dayco. Com preços mais competitivos, a linha abre a possibilidade de revendas DAF atenderem veículos de outras marcas.
São mais de 20 linhas de peças e 600 itens disponíveis. Para o ano que vem, estão previstas parcerias com mais 24 fornecedores. Nos Estados Unidos, sede do Grupo Paccar, as revendas garantem até 70% do seu faturamento com esse atendimento multimarcas.
“Queremos oferecer peças e serviços de qualidade em um só lugar, por preço justo e ainda com garantia de um ano”, informou Carlos Tavares, diretor da Paccar Parts Brasil.
O portfólio de produtos da empresa é composto pelas marcas Peças Genuínas DAF, Peças Genuínas Paccar – para os motores que equipam os caminhões da marca – e linhas multimarcas TRP. Para 2017 está previsto o lançamento de linhas de peças para transmissão e motor.
O Centro de Distribuição de peças da Paccar Parts também fica em Ponta Grossa, junto à fábrica. Conta com mais de sete mil itens em estoque, que representam um capital de R$ 10 milhões. O índice de disponibilidade imediata, segundo a empresa, ultrapassa 99,5% das demandas da frota circulante.