Alguns anos depois, o jornal evoluiu e se transformou nesta revista, a Carga Pesada, com páginas coloridas e de leitura muito mais agradável. Só uma coisa não mudou, desde o distante janeiro de 1985: o nosso compromisso de buscar e publicar o melhor conteúdo jornalístico voltado para este segmento vital da economia que é o transporte de cargas.
A Carga Pesada tem sido um espaço de debate e informação sobre os grandes temas de interesse dos estradeiros. Este é nosso ofício: ouvir caminhoneiros, transportadores e outros personagens que atuam no vasto universo do transporte de cargas, sempre pautados na premissa básica do bom jornalismo, que é procurar e apresentar todos os lados da informação.
Há 18 anos surgiu o site www.cargapesada.com.br. Com atualização diária, este canal de interação com o leitor nos orienta sobre o melhor caminho a seguir em vista do interesse do internauta. Em julho de 2000, criamos a Caravana Ecológica, junto com a Volvo, para levar mensagens de amor à natureza através do teatro aos estradeiros. E há seis anos fazemos o Carguinha, primeira revista para filhos de caminhoneiros, numa parceria com a MAN Latin America.
Nosso editor Nelson Bortolin, principal responsável pelo conteúdo do site e pela produção das matérias de capa das edições impressas, montou ao longo dos anos uma rede de contatos e fontes que tem garantido ótimos níveis de leitura e interação. Para se ter uma ideia, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano tivemos mais de um milhão de visualizações em nosso portal na internet.
A gente tenta dar a melhor abordagem às reportagens. Seja nos textos, nas fotos, ilustrações e infográficos, nosso foco é o leitor. A cada edição ou matéria postada no site ou nas redes sociais, procuramos responder a seguinte questão: o que realmente interessa para o nosso público?
Em comemoração ao nosso aniversário, fomos para a estrada ouvir as memórias de caminhoneiros e empresários sobre estas três décadas e perguntar o que esperam para o setor que passa por um momento muito difícil, com fretes baixos e custos nas alturas.
O resultado destas conversas está nas páginas a seguir, onde brota a consciência de que, no transporte, como em muitos outros campos, o Brasil tem um potencial enorme para produzir felicidade. Mas esse potencial não é inesgotável, e precisamos zelar pelos meios que estão à nossa disposição para que não se esgotem.
Você também encontrará, já virando esta página, a memória dos últimos 30 anos no setor de transporte de cargas, registrada por um dos jornalistas mais experientes das estradas, o mineiro Luciano Alves Pereira. Luciano foi o criador da saudosa Revista Veículo e atualmente colabora com a Carga Pesada na cobertura dos temas do transporte em Minas Gerais.
Leia os textos a seguir e continue participando do nosso trabalho. Só assim a revista e o site trarão uma contribuição cada vez maior para o transporte, pavimentando o nosso caminho e permitindo que a Carga Pesada continue na estrada, ao lado dos transportadores, por muitos anos.