Informação chegou às empresas pela internet antes da teleconferência realizada pela montadora

Nelson Bortolin

A notícia do fechamento da fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo (SP), divulgada na tarde desta terça-feira (19) pegou de surpresa a rede de concessionários da marca. A montadora havia marcado uma teleconferência com os diretores das lojas de todo o País, mas, a notícia chegou antes pela internet.
O gerente comercial da Divepe em Recife (PE), Romero von Sohsten, participou da teleconferência. “Sabíamos que haveria um comunicado muito importante, mas não sabíamos qual”, afirma. Ele conta que a informação sobre o fechamento da fábrica chegou minutos antes do início da teleconferência, pelas redes sociais.
De acordo com o gerente, durante a transmissão, a Ford basicamente repassou as informações que havia divulgado em comunicado à imprensa.
Ele ressalta que a surpresa foi grande. “Durante eventos realizados pela montadora no ano passado, a rede foi incentivada a investir”, conta.
Questionado se a Divepe vai continuar no varejo de caminhões, o gerente responde: “Vamos ficar no ramo automotivo.”
De qualquer forma, de acordo ele, a concessionária vai manter o pós-venda dos caminhões Ford. “Nossa preocupação é com o cliente que acreditou na gente e também com os nossos colaboradores.”
A Divepe tem duas lojas em Pernambuco e três em São Paulo. Só a de Recife emprega 90 pessoas.
O vendedor de outra concessionária diz que ainda está com as pernas bambas. “Eu cheguei aqui (na loja) e já tinha essa notícia.” Segundo ele, nunca houve qualquer boato sobre o fechamento da fábrica. “Eu juro por tudo que é mais sagrado.” A direção da empresa ainda não reuniu os trabalhadores.
“O que sabemos é o que todo mundo está sabendo”, diz o gerente de outra loja, com cerca de 20 funcionários. Ele diz que não entende a postura da marca, já que o mercado está aquecido.
O gerente explica que a direção da concessionária reuniu os funcionários já na terça-feira e afirmou que também foi pega de surpresa com a notícia. Mas procurou tranquilizá-los. “Disseram que não pensam em fechar”.
Questionado se loja deve passar a atender outra marca, ele responde: “Eles (direção) não foram explícitos, mas com certeza é isso.”
A reportagem tentou contato com a Associação Brasileira dos Distribuidores Ford Caminhões (Abrafor), mas a diretoria da entidade passou toda a manhã desta quarta-feira em reunião.