FONTE: NTC/ INFORMATIVO SETCERGS
Após pesquisa realizada com mais de 300 empresas do setor de transporte rodoviário de cargas em todo o país e debate durante o Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado – CONET –, ocorrido em São Paulo ontem (28), verificou-se uma diferença de 12,9% entre os fretes praticados no mercado e os custos efetivos da atividade. Embora o número seja menor do que o mesmo período do ano anterior (14,11%), ainda representa um aumento com relação à última pesquisa realizada em agosto de 2015 (10,14%).
O histórico da defasagem nas últimas pesquisas, vide tabela abaixo, costuma trazer números maiores no início do ano e uma diminuição ao término desse. De acordo com José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística, isso se dá até pela conscientização do empresário após a primeira divulgação. “Sempre reforçamos a importância da participação do empresário em eventos como o CONET para que possa se informar sobre as taxas que merecem atenção na hora de gerenciar os negócios. Sabemos que o trabalho da entidade faz diferença, até mesmo pelos números da defasagem, que se modificam no decorrer do ano com mais conscientização. Por isso, também, a decisão de trabalharmos um evento logo no primeiro mês de 2016”, comenta Fernandes.
HISTÓRICO DA DEFASAGEM
JANEIRO AGOSTO
2013 14,58% 7,54%
2014 14,98% 9,66%
2015 14,11% 10,14%
A defasagem no frete tem sua origem tanto no acúmulo das defasagens ao longo dos anos quanto na inflação dos insumos que compõem os custos, com o combustível e a mão de obra liderando o ranking. Fora isso, o desconhecimento de todos os custos que devem ser considerados no cálculo também pesa na conta, de acordo com a pesquisa, por exemplo, 68,4% dos transportadores de carga fracionada desconhecem ou não cobram a TRT, Taxa de Restrição de Trânsito.
Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga – Fracionada e Lotação
A NTC apresentou no CONET, também, o estudo realizado pelo DECOPE sobre a variação média do INCT-F e INCT-L (Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga – Fracionada e Lotação) no acumulado dos meses. Enquanto o primeiro aumentou 9,46% em 2015, o segundo subiu 9,01% no mesmo período.
Entre os principais insumos, o óleo diesel teve aumento de 13,49% nos últimos 12 meses, e o salário de motoristas contabilizou 9% de aumento.