“Eu descanso cinco horas, seis dias por dia, que é o período que eu durmo. Eu trabalho 14, 15 horas. Por que o caminhoneiro não pode dirigir 10 horas por dia?” Quem faz a pergunta é o deputado Nelson Marquezelli, do PTB-SP. Ele participou de um debate sobre as mudanças na Lei do Descanso (12.619), no programa Brasil em Debate, da Agência Câmara. Ruralista e um dos principais defensores do aumento do tempo de trabalho do caminhoneiro, ele debateu com o colega Hugo Leal (PROS-RJ), que luta pela manutenção da lei como está hoje.

Um dos motivos apresentados por Marquezelli para ampliar a jornada de trabalho são as cargas perecíveis, que não podem demorar a chegar no destino. Sobre isso, Hugo Legal afirmou: “A única carga perecível que existe é aquela que está atras do volante (o motorista). As demais, se perder, o máximo que vai ter é prejuízo econômico”.

Confira vídeo com o debate entre os dois.

[iframe id=”player” type=”text/html” width=”380″ height=”350″ src=”https://www2.camara.gov.br/comum/player/embed.html?https://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2014/05/tvcabrasilemdebate20140526_hugo_nelson_lei_caminhoneiros.mp4″  frameborder=”0″][/iframe]