GUTO ROCHA

O grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, dono da marca de pneus Dunlop, inaugurou ontem (03/10), em Fazenda Rio Grande, município da Região Metropolitana de Curitiba (PR),  uma indústria de pneumáticos. A unidade recebeu investimentos de R$ 750 milhões. 

Inicialmente, a unidade fabril, que é a primeira do grupo instalada fora da Ásia, irá produzir pneus para carros de passeio, SUVs e vans. Segundo o gerente sênior  de Vendas e Marketing da Dunlop, Renato Baroli, até o final de 2013, a indústria deverá fabricar dois mil pneus por dia. “Mas a capacidade instalada da fábrica, nesta primeira fase, é de 15 mil unidades/dia. Teremos uma produção crescente mês a mês até atingirmos este pico, o que deve acontecer até o final de 2015”, afirma Baroli.

O interior da fábrica que a princípio produzirá pneus de passeio e para vans

O executivo afirma que o grupo já tem estudos e planeja também produzir pneus para caminhões e ônibus. Porém, segundo ele, ainda não há previsão de quando isso deva acontecer.  A produção de pneus para veículos pesados também será na unidade fabril do município de Fazenda Rio Grande.

Baroli observa que a produção que já está em andamento será destinada para o mercado de reposição. Para isso, afirma o gerente, a marca conta com uma rede de 14 distribuidores com 40 pontos de vendas oficiais nos estados do Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.  O grupo, segundo Baroli, já trabalha para expandir a rede de distribuidores, e a expectativa é de que até o ano que vem, o número de lojas seja ampliado para 50 unidades.

Para veículo pesados, a marca conta com apenas cinco truck centers, todos na cidade do Rio de Janeiro. Baroli observa que a previsão é de que até 2015 sejam abertos 20 novas unidades para caminhões em várias regiões do País.

Fachada da fabrica da Sumitomo Rubber do Brasil

O grupo também já negocia com montadoras de veículos no Brasil para ser fornecedora de pneus originais. Baroli não revela quais fabricantes são,   mas afirma que  com quatro deles, as negociações estão “aprofundadas”.  Os planos da Sumitomo Rubber do Brasil também incluem exportações para países da América Latina.

A unidade inaugurada ontem está instalada em um terreno de 500 mil m2, que abriga uma área construída de 84,5 m2, podendo, no longo prazo, ser ampliada. A fábrica emprega atualmente 540 funcionários, mas, segundo Baroli, até 2017, o número deve ser ampliado para 1,5 mil empregos diretos.