A novidade é anunciada para breve pela Eaton, um nome que aprendeu a conhecer o Brasil em quase 60 anos de presença aqui
Perto de completar 60 anos no Brasil – isso acontecerá em 2017 –, a Eaton veio crescendo porque soube desenvolver produtos para atender às necessidades específicas dos transportadores brasileiros.
Quer ver um exemplo? “Enquanto os caminhões americanos transportam em média 67 kg/hp e os europeus 84 kg/hp, no Brasil nossa média é de 142 kg/hp”, diz Amaury Rossi, diretor de negócios da Eaton.
A atenção a informações como essa fez da Eaton uma referência no desenvolvimento e fabricação de transmissões, embreagens e bloqueios de diferenciais para aplicações rodoviárias no Brasil.
Para os próximos anos, está previsto o lançamento de quatro sistemas de transmissão automatizada Eaton para veículos comerciais. Os equipamentos foram apresentados a montadoras e frotistas durante o Eaton Experience 2016, em abril, na fábrica de Valinhos (SP), que teve palestras, test drives e visitas à fábrica e aos laboratórios de engenharia. Três das quatro novas transmissões serão fabricadas em solo brasileiro: EA-6X06, UltraShift PLUS PV e MHD, sendo que as duas primeiras foram desenvolvidas no Brasil.
Uma das principais atrações do evento, a Procision é uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades que combina baixo consumo de combustível e conforto por meio da tecnologia dual clutch, que evita a interrupção de torque durante a troca de marchas. A perspectiva é que ela venha a ser usada inicialmente no transporte de passageiros e depois em veículos de carga. Nos Estados Unidos, onde está em uso, considera-se que ela traga uma economia de diesel de até 10%.
O modelo UltraShift PLUS PV é destinado a ônibus urbanos médios (12 a 18 toneladas). Já a EA-6X06, com seis marchas, para veículos comerciais leves, caminhões e micro-ônibus, é própria para o “anda e para” do tráfego dos grandes centros urbanos brasileiros.
Após o sucesso do lançamento dos modelos para aplicações rodoviárias e coleta de resíduos com a linha TorqShift da Ford, na linha da UltraShift PLUS MHD, transmissão automatizada de 10 velocidades, a Eaton está apresentando sua terceira versão, esta para caminhões semipesados 6×4 e 8×4, betoneiras, basculantes e canavieiros.
Com reforços para a severidade das aplicações vocacionais, alia a robustez das transmissões manuais Eaton com a tecnologia diferenciada do sistema das transmissões automatizadas Eaton UltraShift PLUS.
Além das transmissões, há novidades no portfólio de bloqueios de diferenciais automáticos. Para caminhões há o No Spin e o Detroit Locker, também para veículos vocacionais e off-road, como canavieiros, madeireiros e basculantes. A tecnologia transfere o torque da roda que tem menor atrito para a que tem maior contato com o solo.