Eaton, empresa global de gerenciamento de energia, apresenta suas novas soluções Eaton em powertrain, desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro. Três transmissões automatizadas da linhaUltraShift® PLUS, com produção nacional, chegarão ao mercado de veículos pesados entre 2014 e 2015. De acordo com o diretor de vendas e marketing do Grupo Veículos para América do Sul, Ricardo Dantas, as transmissões foram projetadas em linha com as novas demandas e os novos desafios do Brasil. “Estamos acompanhado as necessidades do setor de transporte rodoviário brasileiro, que é garantir conforto e segurança aos motoristas e redução do consumo de combustíveis. Aliado a isso, estamos atendendo as diretrizes do INOVAR Auto, incrementando nossa produção local de itens automotivos”.

Lançamento – Economia e automação inteligente são algumas das principais características da transmissão UltraShift® PLUS MHD, que será disponibilizada no mercado em março de 2015. Com 10 velocidades a frente (9 + crawler), até 2 velocidades a ré, capacidade de torque 1.100 Nm e relação total de marchas de 17:1, a UltraShift®PLUS MHD  pode equipar veículos rodoviários com múltiplas funções comerciais ou de distribuição, com PBT de 30 toneladas (PBTc até 38 ton).

A solução é adequada para as condições do mercado brasileiro, com sincronização e acionamento de embreagem eletro/eletrônico e software de automação correspondente a relação peso/potência, densidade de engate e topografia, proporcionando economia de combustível através da automação inteligente. A UltraShift® PLUS MHDterá ainda duas opções de tomada de força.

Para caminhões que exigem resistência elevada, a Eaton desenvolveu o conjunto de transmissão UltraShift® PLUSVXP + Retarder, com robustez comprovada e facilidade de operação nas mais severas aplicações fora de estrada. A durabilidade e força são proporcionadas pela base mecânica que utiliza conceito de duplo contra-eixos, sem conjuntos sincronizadores. As principais características do produto são: 16 ou 18 velocidades a frente, 4 velocidades a ré, capacidade de torque 3.000 Nm e relação total de marchas de 25:1.

UltraShift® PLUS VXP + Retarder possui software de automatização específico para a aplicação vocacional adequado as condições do mercado brasileiro, e pode ser aplicada em caminhões pesados vocacionais usados na mineração, madeireira e cana-de-açúcar até 120 toneladas (PBTc). Alguns dos benefícios: economia de combustível, facilidade e segurança na operação do veículo, proteção do sistema de força, e ainda performance de frenagem maximizada pelo retarder com sistema de óleo independente.

A Eaton também apresenta ao mercado brasileiro a transmissão UltraShift® PLUS MXP, produto de comprovada robustez e facilidade de operação em severas aplicações rodoviárias. Disponível em 16 ou 18 velocidades a frente, 4 a ré, com capacidade de torque 3.000 Nm, relação total de marchas 20:1. Pode ser aplicada em caminhões pesados rodoviários até 74 toneladas. Benefícios: economia de combustível, facilidade e segurança na operação do veículo, proteção do sistema de força.

A família de transmissões automatizadas UltraShift® PLUS da Eaton protege o sistema de força do veículo contra o rotação do motor e uso abusivo da embreagem. Contém auto-seleção de marchas, conseguindo até mesmo antecipá-las quando apropriado – seleciona a marcha de partida mais adequada –  levando em consideração inclinação, peso do veículo, torque do motor e posição do acelerador. Outro importante diferencial da UltraShift®PLUS se apresenta na funcionalidade down hill, que maximiza a utilização de freio motor do veículo, proporcionando segurança e dirigibilidade em grandes descidas, mesmo sem a integração do retardador hidráulico.