Com seu novo sistema de aquecimento para máquinas de lavagem, a Eaton conquistou o Prêmio GM de Sustentabilidade. A iniciativa, pioneira no setor, reconhece as melhores práticas sustentáveis de três concessionárias e três fornecedores que são capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para promover um melhor equilíbrio no desenvolvimento social.
O método alternativo sustentável foi criado pela Eaton para reduzir a necessidade de aquecer os banhos de lavagem que, anteriormente, eram feitos por um conjunto de resistências elétricas. Além da redução do consumo de energia elétrica, o projeto trouxe resultados significativos em diversas esferas do negócio, como a redução da emissão de gases de efeito estufa e o engajamento dos colaboradores. Inicialmente, o projeto foi aplicado na planta de Valinhos (SP) e agora está em processo avançado de expansão nas demais fábricas do Grupo Veículos.
Realizada pelo Comitê de Sustentabilidade da GM do Brasil, a seleção dos cases seguiu critérios como inovação e relevância para o negócio. Esta é a terceira edição da iniciativa; a primeira foi voltada apenas aos fabricantes de autopeças e a segunda reconheceu a cadeia produtiva e os distribuidores separadamente. Desta vez, os dois prêmios foram reunidos.
Antônio Galvão, presidente do Grupo Veículos da Eaton na América do Sul e Ricardo Dantas, diretor de vendas e marketing do mesmo grupo, estiveram presentes na cerimônia que também marcou a celebração da semana do Meio Ambiente, realizada na última quarta-feira (3), em São Paulo. “Para a Eaton, receber um reconhecimento dessa magnitude de um cliente tão relevante como a GM, reforça o compromisso de criar alterativas inovadoras e sustentáveis que colaborem efetivamente com a comunidade e o meio ambiente”, comentou o supervisor de manutenção Vinícius Tibério, idealizador do projeto. Ele ressalta que este é mais um reconhecimento conquistado, pois no ano passado, a empresa foi eleita pelo Guia Exame de Sustentabilidade como uma das 61 empresas mais sustentáveis do Brasil.