RALFO FURTADO
Você sabe quanto tem de combustível no tanque do seu caminhão? Tem certeza? A Omnicomm diz que existem “pontos cegos” no fundo, quando o mostrador do painel diz que está vazio, ou bem lá no alto, que podem esconder até 100 litros de você.
Emelianiov explica que atualmente existem várias maneiras de monitorar o consumo de combustível. No entanto, cada uma delas apresenta seus inconvenientes. Por exemplo, um flutuador padrão não possui alto nível de precisão, enquanto que um barramento CAN tem o que popularmente se chama de “zona morta”. Métodos de controle com os índices de consumo de combustível estabelecidos pelo fabricante são, infelizmente, imprecisos também. As taxas de consumo normalmente são infladas e, além disso, tais métodos não consideram o tipo de carga do veículo, o estilo de condução e a qualidade das estradas.
“Um melhor sistema de monitoramento de combustível pode economizar até 40% dos custos. A garantia de retorno sobre o investimento pode ser percebida em três meses. Uma frota de 300 ônibus equipada com nossos sensores pode dar uma economia anual de R$ 5 milhões”, afirma.
Os sensores da Omnicomm já equipam 500 mil veículos em todo o mundo desde a criação da empresa há 16 anos, de aviões da estatal de aviação russa, a Aeroflot, a tratores agrícolas e tanques de armazenamento. Os medidores são distribuídos para mais de 100 países através da grande rede de representantes regionais nos cinco continentes.
Entenda melhor como funciona o equipamento clicando no vídeo abaixo:
Mais informações podem ser obtidas no site da empresa: www.omnicomm-online.com
TELEMETRIA – O evento Telematics Brasil & LATAM 2014 aconteceu de 24 a 25 de setembro em São Paulo. Executivos da Ford, Volvo, Daimler e Zurich discutiram o aumento de oportunidades de telemática no Brasil e na América Latina.
Segundo a organização, com mais de 400 mil veículos roubados por ano, um a cada 78 segundos, o Brasil é um dos piores lugares da Terra para se possuir um carro. As perdas chegam a US$ 8 bilhões por ano em veículos e US$ 1 bilhão em cargas roubadas.
Com a finalidade de reduzir estes custos, empresas de rastreamento estão procurando por novas maneiras de simplificar as ofertas, oferecer novas tecnologias e criar modelos de negócios mais efetivos que poderão acelerar a absorção de serviços conectados na região.
Ricardo Graça, Gerente de vendas, Honeywell Global Tracking explica: “A telemetria é a chave para alcançar isto. Companhias que não usam telemetria não serão capazes de competir em maiores segmentos do mercado. A diferença hoje não é simplesmente ter um sistema de telemetria, a diferença é de saber como usar o sistema de telemetria efetivamente para reduzir os custos e maximizar a eficiência.”
A conferência da Telematics Update, Telematics Brasil & LATAM 2014 reuniu tomadores de decisão incluindo OEMs, o governo e fornecedores, permitindo que atores chaves da cadeia de valor tenham a percepção “sobre estratégias diferentes que estão mudando o Brasil”.