São três modelos de semipesados, com mais potência e inovações que aumentam o conforto do motorista
Quando foi lançado em 2003, colocando a Volvo na disputa dos semipesados, o VM incorporou a este segmento alguns itens até então inéditos, como a cabine-leito e a caixa de nove marchas. Os motores Euro 5 marcam a chegada da terceira geração da linha VM, que, a exemplo dos pesados da marca, vem com maiores potências e traz a tecnologia SCR, de pós-tratamento de gases, para atendimento da legislação de emissões.
O modelo de 210 cv passa para 220, com ganho de 8% no torque. O 260 – terceiro caminhão mais vendido entre os semipesados até julho, segundo a Fenabrave – passa para 270 cv, com torque 5% maior, e o motor de 310 cv passa a 330 cv, com torque 18% maior.
Outra novidade é o sistema de freio-motor incorporado ao cabeçote, que aumenta a potência de frenagem, melhorando a segurança em descidas íngremes e gerando economia dos componentes.
Produzida em carcaça de alumínio, a nova caixa de câmbio ficou mais leve. O VM com nove marchas, ideal para operações rodoviárias, já responde por 60% das vendas. Já a caixa de seis marchas e o eixo traseiro de dupla velocidade são mais apropriados para os VMs usados em operações de curta e média distâncias.
A nova relação de diferencial deixou o VM mais longo. Esta mudança, aliada às novas potências, permite maior flexibilidade nas especificações. Outra novidade é o computador de bordo, com um display no painel que informa o consumo do veículo e alerta sobre eventuais falhas.
Um ventilador com acionamento elétrico, substituindo o sistema eletromecânico, só entra em funcionamento quando necessário, proporcionando até 1% de economia de diesel e menor nível de ruído. Durante test drive de lançamento, foi possível verificar também o ótimo esterçamento dos novos caminhões e a grande facilidade na mudança de marchas.
Outro item que melhorou o nível de conforto do VM foi o painel, que facilita o acesso aos comandos, alguns deles incorporados ao volante. Com leves toques, o motorista aciona o piloto automático, o computador de bordo e as buzinas. Agora digital, o tacógrafo mudou de posição e a coluna de direção ganhou ajuste pneumático.
“A nova linha vai expandir os benefícios dos nossos veículos, que já vinham conquistando o mercado por conta de seu baixo consumo de combustível, grande disponibilidade e conforto”, comentou Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM.