Mais de 25 mil caminhoneiros jã se inscreveram. Do total de inscritos, a região Sul já recebeu 4.200 registros e o Paraná é responsável por cerca de 3,5 mil. É o segundo estado com o maior número de cadastros, atrás apenas de São Paulo (mais de 7 mil). As cidades de Ponta Grossa (4 e 5 de agosto) e Londrina (18 e 19 de agosto) serão as representantes do estado na competição.
O critério de avaliação dos motoristas, que deverão ter habilitação E, envolve uma prova teórica, a ser entregue no ato da inscrição, e provas práticas divididas em 24 etapas regionais. Serão classificados 24 motoristas, para disputar o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil na grande final, no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.
As provas foram elaboradas para se aproximar o máximo possível do dia a dia dos condutores, com simulação de manobras e outras situações comuns ao volante. “O objetivo é contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o motorista e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes”, explicou o diretor geral da Scania, Roberto Leoncini.
A primeira etapa, válida pelo período de inscrição (07 de maio a 26 de julho), servirá para o motorista entregar sua ficha e a prova teórica, formada por questões de múltipla escolha e dissertativas, envolvendo os temas como direção, segurança, equipamentos e legislação. No ato da inscrição, o participante receberá um folheto educacional de conteúdo que reforça os temas da prova, além de condução eficaz, economia de combustível, manutenção preventiva e preservação do meio ambiente.
A segunda fase, disputada de 28 de julho a 21 de outubro, ocorrerá em 12 finais de semana, sendo uma prova por dia (sábado e domingo), em total de 24. Cada regional contará com 40 motoristas, que passarão por novas provas teóricas e por provas práticas.
Os locais para a realização das finais regionais são respectivamente: Sorocaba, SP (28 e 29 de julho), Ponta Grossa, PR (04 e 05 de agosto), Eldorado do Sul, RS (11 e 12 de agosto), Londrina, PR (18 e 19 de agosto), Sumaré, SP (25 e 26 de agosto), Guarulhos, SP (01 e 02 de setembro), Rio de Janeiro (08 e 09 de setembro), Contagem, MG (15 e 16 de setembro), Vitória da Conquista, BA (22 e 23 de setembro), Jaboatão dos Guararapes, PE (29 e 30 de setembro), Marituba, PA (05 e 06 de outubro) e Rondonópolis, MT (20 e 21 de outubro).
Vinte e quatro motoristas estarão na final nacional, que será disputada no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, em que os finalistas serão desafiados, novamente, por novas provas teóricas e práticas.
O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará seis mil reais em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.