O Espaço Cultural dos Correios, de Juiz de Fora (MG), realiza de 2 de fevereiro a 12 de março a exposição “Estradas, uma história, nossas vidas”.
A proposta do evento, segundo a organização, é “revelar e valorizar o universo dos caminhoneiros, que muitas vezes são vistos com preconceito pela sociedade”.
A vida do caminhoneiro é a fonte de inspiração da artista plástica Gabi Gonçalves, que irá expor seus trabalhos no local.
Ela transforma as antigas lonas de caminhões em arte. Dona da loja Maria Buzina, Gabi diz que a velha lona “traz com ela manchas, remendos e buracos que contam histórias”.
De acordo com o espaço cultural, a exposição “pretende transportar os visitantes para dentro da trajetória dos caminhoneiros através de elementos como áudio, vídeo e também com fotografias”. Para isso, será montada no local uma cabine de caminhão, onde os visitantes poderão acompanhar imagens de vídeos.
Frases de carroceria também estarão presentes junto a muitas outras referências do universo estradeiro. O projeto também é acessível para os deficientes visuais e auditivos, que vão poder participar e interagir através dos fones de ouvido, linguagem de sinais e os textos com as descrições das fotografias apresentados em braile.
Exposição Estradas, uma história, nossas vidas |