A DAF está promovendo a Caravana Roda Brasil, para que os motoristas possam dirigir os veículos da marca que começou a fabricar caminhões em Ponta Grossa (PR) no ano passado.
A atividade será realizada em 21 cidades, em diversas regiões. Acompanhamos a etapa de Maringá (PR), onde os caminhoneiros puderam testar o extrapesado XF105 num percurso de oito quilômetros, saindo do Posto Matsuda. Antes, assistiram a uma palestra sobre a DAF, que faz parte do grupo americano Paccar e está presente na Europa, América do Norte e Ásia. “A impressão dos motoristas sobre os caminhões não poderia ser melhor”, disse o diretor de marketing da DAF, Jorge Medina, após o evento.
“Neste contato os motoristas conhecem também nossos pacotes de produtos e serviços, mostramos que o caminhão tem Finame, que já temos 20 pontos de serviços e peças com 150 mecânicos treinados. Nosso compromisso é fornecer peças em no máximo 24 horas em qualquer ponto do País”, explica Medina.
Na região de Maringá, a concessionária MacPonta deve entrar em funcionamento em 2015. Já existem cerca de 30 caminhões DAF rodando pelo Brasil.
Por enquanto, a fábrica de Ponta Grossa está produzindo dois veículos por dia. “A DAF e o Grupo Paccar trabalham pelo sistema de fabricação contra pedido, portanto vamos aumentando a produção na medida em que a rede aumentar a demanda.”
OPINIÕES – Elson Francisco Barroca, proprietário da Mademel Melaço de Maringá, assistiu à palestra, dirigiu o caminhão e comentou: “Gostei da tecnologia, é tudo automatizado, acabou o tempo de passar marcha. Um caminhão como este facilita no futuro para revenda. Eu tenho um Iveco e um Volvo com carreta LS. Estou querendo comprar mais um para operar em uma usina de álcool e a DAF agora está entre as possibilidades”.
Elson adiantou que tudo vai depender do preço: “Se for igual ao das montadoras já instaladas no País e com rede, fico com elas. Mas se o preço estiver bom, por que não um DAF?”, questiona.
Dirceu Inácio da Silva também teve oportunidade de dirigir o caminhão. Para ele, que trabalha com um Mercedes-Benz 1113 no transporte de cimento, “o caminhão da DAF é top. O que mais me chamou a atenção foram o arranque, a força, a transmissão, a gente não sente a mudança de marchas. Com um caminhão desses a estrada pode ser ruim, pesada, que você não sente a viagem”, opinou.
As datas e locais das próximas etapas da Caravana Roda Brasil da DAF estão na página da empresa no endereço www.facebook.com.br/DAFCaminhoes ou neste portal.
Via Trucks entrega os primeiros DAF
A iniciante DAF Caminhões Brasil concentra o seu empenho na formação da rede de distribuidores no País. No dizer de Luiz Caparelli, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias DAF, “já são 16 grupos investidores selecionados, responsáveis pela abertura de 60 casas em todas as regiões”. A metropolitana de Belo Horizonte fica em Contagem, no privilegiado endereço, BR-381 número 2.000, bairro Inconfidentes, colado ao Posto Estradão (desativado), pista sentido São Paulo. Chama-se Via Trucks e logo após a definição da seleção campeã do mundo estará com suas instalações prontas para o pleno atendimento aos primeiros clientes. Inclusive com o DAF Assistance, que é um serviço Premium para atendimento externo.
Por falar em primeiros clientes, vale registrar uma das entregas inaugurais da casa. Trata-se da adquirente Empreendimentos Rodeiro, sediada em Sete Lagoas (MG). Seu parque rodante caracteriza-se por operações com bitrens, no médio e longo cursos. Cinco unidades DAF estão sendo incorporadas à capacidade da Rodeiro. São quatro XF 460 6×4 e uma XF 410 6×2.
A empresa foi fundada em 1989, por Francisco Lino de Souza Neto, conhecido por Rodeiro. Ele é pioneiro do ramo, nascido em Martinho Campos, no Oeste de Minas. Ele completa 70 anos em outubro e delegou a condução do negócio aos filhos Lincoln, Késsia e Liolgar. Mas, como dizem, não há efeito sem causa. Assim, é preciso ressaltar que atrás das tratativas estiveram consultores de vendas de caminhões como Marcos Araújo e Maurício Ribeiro, contratados pela Via Trucks, desde o final do ano passado. Marcos começou em 1989 e adquiriu capacitação atuando na Ford, Volvo e Iveco. Já Maurício soma 34 anos de boleia. Passou pela Scania, VW e Volvo. A têmpera dos profissionais explica a abertura de uma fresta em um mercado bem preenchido por tantas concorrentes. E há mais de 50 anos! (Luciano Alves Pereira)