Organizadora diz que foram gerados mais de R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios durante a feira
A 22ª edição da Fenetran – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas – e a Movimat – 33ª edição do Salão Internacional da Logística Integrada – atraíram 62 mil visitantes entre os dias 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo. Neste período foram gerados mais de R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios.
Segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora da feira, entre os participantes estavam executivos de mais de 55 países, e representantes de 27 estados, contabilizando mais de 1800 municípios. Houve crescimento de 24% em relação ao número de visitantes e 2 vezes mais oportunidades geradas em relação a edição 2017, quando os eventos receberam 350 empresas. Esse ano, mais de 450 marcas participaram dos eventos e representaram 100% da cadeia do transporte rodoviário de carga.
O presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, estimou terminar sua participação na feira com mais de R$ 1 bilhão em negócios, somando-se a venda de caminhões, planos de manutenção e serviços financeiros, como seguros e consórcio. “Esperamos atingir mais um recorde de vendas, com o maior volume de negócios já alcançado pela Volvo em toda a história da Fenatran”. O resultado esperado pela Volvo é aproximadamente o dobro do registrado na edição anterior da feira, realizada em outubro de 2017.
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, conta que a montadora foi para a Fenatran com o objetivo de iniciar uma nova era no transporte brasileiro de cargas. “Com muita tecnologia, inovação e conectividade, lançamos o Novo Actros, primeiro caminhão sem retrovisores externos do Brasil e o primeiro digital do mercado. No salão, apresentamos também a Nova Sprinter, um veículo à frente do seu tempo. Com todas essas novidades, percebemos que o nosso estande foi um dos mais visitados durante o evento. Em cinco dias, recebemos mais de mil clientes de todas as regiões do Brasil e também grupos da América Latina, África e Oriente Médio.” Ele acredita que a Fenatran 2019 foi um marco para o segmento. “Esperamos que 2020 reflita os bons resultados conquistados durante o salão deste ano”.
A MAN apresentou durante o evento 15 novos modelos, entre eles o e-Delivery, o Delivery automatizado e o Delivery 4×4. Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, “essa foi a melhor Fenatran dos últimos tempos”. Comparando com a edição passada, o movimento dos clientes e dos interessados em se aprofundar nos produtos e serviços aumentou. “A gente preparou um estande maravilhoso para receber todos com maior carinho e atenção. E encerramos com chave de ouro na sexta-feira com o movimento acima do normal, o que nos traz grande gratidão”, comenta Alouche.
O diretor comercial da Scania, Silvio Munhoz, disse que as vendas superaram a expectativa e a capacidade de receber os clientes foi mais do que atingida, muito melhor do que a edição anterior. “Apresentamos os caminhões a gás, com abertura de vendas no primeiro dia e conseguimos mais de dez vendas. Isso significa uma grande resposta que os clientes deram para nós, e podemos afirmar que o caminhão a gás é sim viável para o Brasil. Nossa ideia é liderar os sistemas de transportes para ser mais sustentável.”
Ele ressalta que foram contratados mais de mil programas de manutenção, e o que comprovaria que a solução completa da marca em produto, serviço e a alternativa financeira são o ideal para o cliente. “Lançamos na feira o programa de manutenção premium, flexível que reduz em 25% os custos de manutenção, o que gerou um sucesso e os clientes receberam muito bem esse programa. Superamos as expectativas e terminamos o ano com muito otimismo”, explicou Munhoz.
Amauri Parizoto, diretor comercial da FPT (Iveco) Industrial para a América do Sul, ressaltou que a Fenatran é um dos maiores eventos do setor. “Para nós é um momento em que podemos nos aproximar dos clientes, mostrar nossas tecnologias e prospectar novos negócios. Em 2019 tivemos uma feira extremamente positiva, com excelente organização e um número de visitantes que surpreendeu. Um público sempre interessado em novas tecnologias e lançamentos”.
Após cinco dias de relacionamento com clientes e fornecedores durante a 22ª Fenatran, as Empresas Randon fizeram balanço positivo de sua participação neste que é o maior evento do setor rodoviário de cargas da América Latina, edição que marcou, também, a celebração dos 70 anos da Companhia. A Randon Implementos, que integra a Divisão Montadora, programou-se para, no mês de outubro, incluindo o período da Fenatran, fechar negócios equivalentes a 3 meses de atividade. O resultado foi muito superior ao alcançado na última edição de 2017.
Na divisão de Serviços Financeiros, representada pelo Banco Randon e Randon Consórcios, foram comercializadas mais de 300 quotas de consórcio.
Para o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes, a 22ª edição da Fenatran foi o marco da retomada do setor. “Registramos muitos visitantes ao longo dos dias da feira e o clima no evento foi muito positivo. Algumas das nossas associadas nos informaram que precisaram trazer mais vendedores para os estandes e outras bateram a meta para o ano. Esta é uma informação fantástica, pois não existe compra de veículos comerciais se não há uma boa expectativa com a economia do país. E esta Fenatran nos mostrou que os responsáveis por carregar grande parte do PIB do Brasil estão confiantes e otimistas para o futuro”, comentou Moraes.
O vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, destacou que a grandiosidade da feira não ficou apenas no seu tamanho, na beleza dos estandes ou no público extraordinário. “A maior atração foi o expressivo número de negócios gerados. Os transportadores vieram dispostos a comprar e compraram muito. A conclusão foi praticamente a mesma: encantamento com a beleza da feira, mas o que mais entusiasmou foi a oportunidade de fazer bons negócios“.
Já o presidente da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), Norberto Fabris, comentou que “a Fenatran 2019 está sendo um grande sucesso para os negócios de implementos rodoviários e ajudará bastante o nosso processo de recuperação das perdas“.
MOVIMAT
Paralela à Fenatran 2019, a Movimat reuniu os principais compradores da indústria e dos setores de distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico interessados em produtos, serviços, soluções, conteúdo e o que há de mais moderno no mercado para eficiência de seus processos logísticos e intralogísticos.