Luciano Alves Pereira

A Ford voltou a produzir a sua apreciada linha F-350 e F-4000. Quando da adoção da tecnologia Euro 5 pelos motores diesel, a família teve a produção descontinuada, por falta de motor adequado em preço e potência. Não faltaram críticas por parte da rede de concessionários, que agora festeja. A linha F, pode-se dizer, vem sendo uma espécie de rosto da Ford, tornado conhecido com produtos de sucesso desde o pós-guerra, na segunda metade da década de 1940.

E a dedicação continua mundo afora. Um inovador modelo de picape (F-150) está no forno para ganhar o mercado americano em 2015. A montadora, com uma das fábricas em Dearborn, Michigan, EUA, faz altas apostas no lançamento. Sua parte de lataria será de alumínio aloy, resultando em redução de tara de mais de 300 quilos. O alívio propicia “economia de gasolina – haverá quatro opções de motores – de 5% a 20% , quando comparada com a do modelo 2014”, segundo a fabricante.

Registro da entrega da primeira unidade F-350 na Pisa: Nivaldo Sales, da equipe de vendas, passa as chaves para Fernando Pires, da Guindastes Santa Mônica, ladeado por José Ernesto Vieira, também da concessionária

No Brasil, uma das primeiras unidades F foi comercializada pela Pisa, distribuidor Ford de Contagem (MG). A F-350 prata foi entregue a Fernando Pires Alves, diretor da Guindastes Santa Mônica, de Pedro Leopoldo (MG). Foi encarroçada pela Bahia, de Betim (MG) e ficará no serviço de apoio à frota de oito caminhões da empresa. O negócio de Fernando foi fundado pelo pai José Otoni, em 1976, começando como oficina mecânica e socorro.

LÍDER – Em seu primeiro mês de venda a F-350 liderou o competitivo segmento de veículos comerciais semileves no Brasil. A assessoria de imprensa da Ford informou ontem que o caminhão da Série F obteve uma participação de 34,2 % do setor onde concorrem oito modelos tradicionais.

“Esse resultado do F-350 demonstra que o lançamento da Ford era muito aguardado. Ele mostra a credibilidade que a Série F tem no mercado de caminhões e que foi ampliada com novos atributos técnicos que fazem da linha um sinônimo de robustez e produtividade. Antes mesmo de chegar à rede de distribuidores, o nosso caminhão semileve já tinha tido grande procura na fase de pré-venda”, diz Guy Rodriguez, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul.

Com peso bruto total de 4.500 kg e carga útil mais a carroceria de 2.125 kg, o caminhão semileve F-350 é utilizado em aplicações como entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial de atacado e varejo. Ele é equipado com motor Cummins Euro 5 de 150 cv, que oferece maior potência e torque, além de menor nível de ruído e maior economia de combustível em comparação a motorização anterior. Sua robustez foi aprimorada com a nova transmissão Eaton de cinco velocidades, com relações de marcha que geram mais torque nas rodas e aumentam sua força, principalmente em subidas.Também conta com eixo traseiro Dana 70, com opção Track-Lock, que auxilia a tração em condições de baixo atrito. (FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FORD)