Décima edição na América do Sul começou no sábado em Lima, Peru, com o time Iveco acelerando forte
Teve início sábado (6) o Rally Dakar 2018, e a cidade de Lima, capital peruana, viu os 337 veículos atravessarem a rampa de saída localizada em El Pentagonito. A partir daí, os competidores seguiram para o trecho especial perto da cidade de Pisco, onde aconteceu o primeiro cronograma de 31 quilômetros da 40ª edição da competição.
Ton van Genugten, da Petronas Team de Rooy, posicionou-se como o melhor entre os três Iveco ao longo da primeira etapa, terminando em 4º lugar. Artur Ardavichus, da Astana Motorsport Team De Rooy, terminou em 16º e Federico Villagra, da YPF Infinia Diesel Team Rooy, na 21ª posição.
Apesar da primeira etapa ter sido um curto estágio, já demonstrou as dificuldades que os pilotos enfrentarão durante o início da competição, que ocorrerá nas dunas mais altas do mundo localizadas no sul do Peru. A navegação será um dos pontos-chave no Dakar 2018 e as equipes devem trabalhar muito nesse sentido.
Na segunda fase, que acontece hoje em Pisco, a competição terá seu primeiro ciclo, de três planejados, com início e término na mesma cidade. Serão 267 quilômetros de competição no meio do deserto e dunas peruanas.
Etapa 1 / Geral – Dakar Rally 2018
- Ales Loprais (Tatra) 25m15s
- Martin van den Brink (Renault) + 22s
- Eduard Nikolaev (Kamaz) + 29s
- Ton Van Genugten (Iveco) + 1m11s
- Anton Shibalov (Kamaz) + 1m18s
———-
- Arthur Ardavichus (Iveco) + 4m55s
- Federico Villagra (Iveco) + 16m37s
Os detalhes das equipes, veículos e o dia a dia da IVECO durante o Rally Dakar estão no site www.iveco.com/TeamPetronasDeRooyIveco/Pages/Dakar.aspx.