O Campo de Provas da Randon em Farroupilha (RS) foi o palco escolhido pela Ford para demonstração de seis novos modelos da caminhões na faixa de 16 a 45 toneladas equipados com a nova transmissão automatizada Torqshift de 10 ou 16 marchas que chegam ao mercado neste mês de março.

Desenvolvida pela engenharia da montadora em conjunto com a Eaton, a nova caixa permite também trocas manuais e pode atuar tanto no modo de economia  quanto de performance. A função “Low”, o piloto automático inteligente, o assistente de partida em rampa e o indicador de marcha no painel são outros atributos que colocam a Ford agora em condição de encarar de frente a concorrência sobretudo da Volkswagen/MAN e da Mercedes-Benz.

O Cargo 2429 Torqshift, um dos destaques da linha, tem transmissão de 10 marchas, tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Chega ao mercado com preço de referência abaixo de seus concorrentes diretos: R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito.

Os demais modelos apresentados são: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift, estes dois últimos cavalos-mecânicos.

Em 2015, a Ford aumentou sua participação na indústria de caminhões de 14,3% para 18%. Atualmente tem uma rede exclusiva de 120 distribuidores localizados nas áreas de maior fluxo de caminhões. A Konrad, concessionária da marca no Rio Grande do Sul, é líder de mercado em sua área de atuação com mais de 24% de participação segundo dados do último mês de janeiro.

Veja em breve aqui no site da Revista Carga Pesada outros detalhes deste lançamento.