Desde o lançamento da nova Série F, a Ford Caminhões vem se consolidando nos segmentos de veículos comerciais semileves e leves. Os caminhões F-350 e F-4000, ao lado de outros modelos dessa categoria, o Cargo 816 e o Cargo 1119, contribuíram para a Ford obter até agosto uma participação acumulada de 18,9%, ou seja, 4,5 pontos percentuais a mais comparado com o ano passado, mesmo diante de um mercado instável.
Lançado no final do ano passado, no segmento de semileves, o F-350 é líder isolado com 43,8% das vendas. No segmento dos leves, o F-4000, o Cargo 816 e o Cargo 119 garantiram à marca 31,6% das vendas desse importante e disputado segmento do mercado de caminhões.
“Ficamos impressionados de ver um lançamento de sucesso nesse momento de grande turbulência nas vendas, que todas as marcas têm passado. Mas, sempre acreditamos no potencial e versatilidade da nossa linha no chamado segmento de entrada destinado ao transporte nas zonas urbanas e rurais”, afirma Antonio Baltar, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões.
Um dos caminhões mais versáteis do Brasil, com versões 4×2 e 4×4, o F-4000 é o modelo que mais cresceu no mercado, com o total de 1.325 unidades em 2015. Na linha dos caminhões médios, o Cargo 1723 cresceu mais de 28% comparado ao mês anterior e ficou entre os mais vendidos do segmento 4×2.
Segundo especialistas, apesar da retração econômica, o segmento de caminhões leves caiu menos de 20% e os modelos semileves não caíram, aliás, de janeiro a julho subiram 1,5% contra 2014. Na prática, o segmento de distribuição urbana não sofreu tanto.
“A Nova Série F vem mostrando muita força de mercado e, junto com a linha Cargo, possibilita diversas opções de veículos com foco no custo-benefício. Vivemos um período desafiador, mas a marca Ford tem tradição de qualidade e um diferencial de assistência técnica. Temos que reconhecer a sensível queda no setor, mas continuamos trabalhando para ser referência com vários modelos de nossos caminhões, como vem ocorrendo com a Série F”, afirma Antonio Baltar.