Nelson Bortolin

Revista Carga Pesada

 

Um caminhão 8×2 e uma linha completa de caminhões com câmbio automatizado. Essas são as novidades anunciadas nesta segunda-feira (8) pela Ford, durante evento de comemoração dos 400 mil caminhões produzidos na fábrica de São Bernardo, que foi inaugurada em 2001. Além disso, a montadora afirma que apresentará outras quatro novidades ainda neste ano.

João Pimentel, novo diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, contou que o Cargo 2429 será o veículo que ganhará versão 8×2 . Ele estará disponível no mercado no terceiro ou quarto trimestre. “Será um caminhão para atender desde o segmento boiadeiro até a distribuição de bebidas”, afirma.

O Cargo 2429 terá versão 8×2

 

João Pimentel é o novo diretor de operações da Ford Caminhões

 

Os diretores da empresa não deram detalhes das novidades. Em relação às caixas automatizadas, disseram que elas serão introduzidas não apenas num modelo, mas em uma linha completa, começando pelos segmentos pesado e extrapesado. “Mais para frente teremos nos leves”, ressalta Pimentel. A montadora também não deu pistas sobre as outras quatro novidades que promete lançar no mercado ainda neste ano. “Estamos desenvolvendo novos produtos agora para estarmos prontos para quando vier a retomada da economia”, contou o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong.

Durante a coletiva de imprensa, a direção da empresa procurou demonstrar otimismo. O gerente nacional de Vendas e Marketing, Antônio Baltar, admitiu que a indústria de caminhões passa por uma situação muito complicada no Brasil, mas disse que a Ford acertou em investir em diversos produtos de vários segmentos. E que, com isso, está enfrentando uma retração de 15%, de janeiro a maio deste ano, enquanto o mercado em geral encolheu 42%. A comparação é com o mesmo período de 2014. “Nossa participação no mercado era de 16% ao final do ano passado e passou para 18,9% em maio deste ano”, declara.

O avanço da participação nos primeiros meses de 2015 ocorreu principalmente nos segmentos de caminhões semileves e leves, dos quais a Ford foi líder. No segmento de leves, por exemplo, a montadora foi líder com 31,3% no acumulado do ano, com três modelos: Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000.

Entre todas as marcas, os segmentos pesado e extrapesado são os principais responsáveis pela retração do mercado de janeiro a maio. No primeiro caso, a participação nas vendas caiu de 10,9%, em 2014, para 8,2% em 2015. Já, no segundo, despencou de 27,7% para 19,4%. Já nos segmentos leve e semileve, nos quais a Ford é mais forte, houve expressivo aumento de participação nas vendas. No primeiro caso, de 23% para 30,5%. E, no segundo, de 2,7% para 5,4%.

CDC

Para tentar alavancar as vendas, a Ford lançou uma linha de financiamento (CDC) com juros subsidiados. A linha, segundo Baltar, já está disponível na rede formada por 140 lojas espalhadas pelo País. Os juros são de 0,99% ao mês, contra uma média de 1,2% do CDC oferecido pelos bancos de varejo. “Fizemos isso para atender as pessoas físicas que não são elegíveis para o Finame”, conta. Ele ressalta que a linha do BNDES ainda é imbatível, mas poucas pessoas físicas conseguem acessá-la.