Revista Carga Pesada

 

O Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas foi institucionalizado por meio da portaria 101, do Ministério dos Transportes, publicada dia 13 de maio no Diário Oficial. Essa é uma das medidas tomadas pelo governo federal após a greve dos caminhoneiros de fevereiro. O objetivo do órgão, que terá natureza “consultiva e propositiva” é  “discutir e oferecer sugestões e medidas técnicas para o aperfeiçoamento do transporte rodoviário de cargas”.

 

O artigo 2º da portaria diz que o Fórum será composto por representantes do próprio ministério, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos transportadores autônomos de carga, das empresas de transportes de cargas e dos embarcadores. Diz a portaria que os membros serão indicadores pelos titulares dos órgãos, entidades e instituições que representam.

Segundo a assessoria do Ministério, a previsão é que as reuniões do Fórum se iniciem em junho. A Carga Pesada questionou o órgão sobre quais as entidades que representarão cada segmento. A assessoria respondeu: “A Portaria não define o número de representantes de cada segmento e como ocorrerá a indicação dos mesmos. Estão sendo realizadas reuniões para definir o assunto.”