Segundo o executivo, matérias especulativas, como a publicada esta semana pelo jornal Brasil Econômico, afirmando que a empresa iria para Minas Gerais, são infundadas, assim como o depoimento do senador mineiro Clésio Andrade, que também dirige a CNT (Confederação Nacional do Transporte), citado na reportagem: “O Governo de Minas Gerais não possui nenhum acordo com a Foton Caminhões na China e a afirmação do político surpreendeu a todos. O estado é, sem dúvida, um dos candidatos, mas não é o único e nada, absolutamente nada, está definido e não estará até o final desse ano. O anúncio do local será feito conjuntamente entre a Foton Aumark Brasil e a Beiqi Foton, provavelmente em Dezembro próximo”, complementa Merluzzi, principal executivo da empresa.
Sobre a operação em CKD, que terá 100% de investimento nacional, a meta da empresa é iniciar as montagens até o final de 2013. Isso agilizará não apenas o abastecimento da demanda local, como permitirá que a marca atinja seu objetivo de nacionalização de componentes. “Já no começo do trabalho, devemos apresentar entre 10% e 15% de nacionalização. O objetivo é de chegar aos 65% em 14 meses”, diz Merluzzi.
Com abertura de sua primeira concessionária e início das operações comerciais no País previstas para o próximo mês, a empresa tem o estado de São Paulo como foco inicial. No entanto, expandirá gradativamente as operações. “Vamos cobrir o território nacional de forma adequada. Em cinco anos, teremos 80 concessionárias no Brasil e, com isso, chegar a 3,5% de participação no mercado nacional”, finaliza Orlando Merluzzi.
FOTON E DAIMLER – Ainda não há um prazo definido, mas, nos próximos anos, o mercado brasileiro de caminhões terá uma nova concorrente: a Foton Daimler. A união entre as duas marcas para produção de caminhões médios e pesados na China foi divulgada no último mês de março. A nova montadora nasce de um investimento de US$ 1 bilhão.
A Foton Motors, principal montadora de caminhões do mercado chinês e a maior do mundo, produz anualmente cerca de um milhão de unidades. O propósito da join venture é complementar a linha Auman de veículos já comercializada pela montadora na China. Os caminhões passarão a ter licença para utilizar, por exemplo, o motor Daimler Mercedes-Benz de 490 cv de potência, e que atende as novas de emissões Euro 5. É esperada a venda de 160 mil unidades por ano dos novos modelos Foton Daimler no mundo