revista-carga-pesada-172-novas-marcas-foton-orlando-merluzziOrlando Merluzzi (foto), vice-presidente do Conselho de Administração da Foton Aumark, diz que a empresa só aceita candidatos a concessionários que tenham experiência com veículos ou máquinas da construção civil.

A Foton Aumark é a maior montadora do mundo em volume, “mas no Brasil é uma promessa”, segundo Merluzzi. “Por isso, não podemos exigir do concessionário um investimento igual ao de uma marca consolidada, coisa de R$ 20 milhões. Iremos crescer juntos.” A Foton já tem 22 lojas e pretende expandir para 50 até o fim do ano.

Na região Nordeste, os empresários Teotônio Vilela Neto, Luiz Carlos Pereira e Marcelo Andrade fizeram uma sociedade para representar a marca. Têm lojas em Maceió e Recife, e esperam abrir em Caruaru e Arapiraca, além de Aracaju e Itabaiana, em Sergipe. Gastarão cerca de R$ 3 milhões.

Pereira e Andrade já trabalharam em concessionárias de caminhões e têm empresa de locação de veículos. Vilela Neto atua na incorporação imobiliária, agronegócio e comunicação.

“Entramos no segmento porque sabemos que a demanda de caminhões será grande nos próximos anos”, declara Vilela, que rebate qualquer sugestão contra a qualidade dos veículos chineses. “A China sabe fazer produtos de altíssima qualidade, como Iphones. Os componentes dos veículos Foton Aumark estão entre os melhores do mundo: motor Cummins, caixa de marchas ZF, eixos Dana etc.”

Segundo ele, os clientes gostam de ver que opcionais de outras marcas são itens de série em seus caminhões. “Quando o motorista vê que o caminhão tem ar, direção, ABS, defletor de ar, não quer saber onde ele foi fabricado.”

Vilela e Pereira, da concessionária: três lojas abertas e mais três previstas

Segundo Vilela, o grupo está preparado para o pós-venda. “Teremos seis oficinas, com peças em estoque. E nossos caminhões têm três anos de garantia, o dobro da concorrência”, afirma.

Os caminhões de 6,5, de 8,5 e de 10 toneladas terão preço 10% a 15% mais baixo que a concorrência. “Somente o de 3,5 toneladas, por enquanto, será um pouco mais caro.” Vilela acredita que os preços mais baixos compensarão o fato de os caminhões Foton Aumark ainda não poderem ser financiados pelas linhas do BNDES.

Vilela diz que o foco da Foton Aumark no Brasil inicialmente é o mercado de transporte de distribuição. Mas acredita que, no futuro, a empresa trará da China ou produzirá aqui os caminhões pesados.

 FALA CLIENTE  

Acho o caminhão excelente (3,5 toneladas). Oferece conforto para o motorista, o acabamento interno é requintado, gasta pouco. No meu ramo, atende perfeitamente. Uma coisa que pesa bastante para mim é que a concessionária pertence a um grupo sério e conhecido, sei que terei garantia de pós-venda.

José Paulo da Costa é gerente de Logística e Patrimônio da Verdes Mares, distribuidora de produtos Nestlé em Alagoas. A empresa tem 280 caminhões.