Tendo a sua frente Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro das Comunicações e ex-presidente do BNDES no governo FHC, a Foton Aumark do Brasil apresentou nesta terça-feira (25) à imprensa, na Fenatran, os três modelos de caminhão que começa a importar da China.
Inicialmente, a empresa irá trabalhar com os modelos da Linha Aumark – um semileve, com 3,5 toneladas, e dois leves, com 6,5 e 8,5 toneladas. equipados com motores Cummins ISF 2,8 e ISF 3,8. Os diretores da importadora também anunciaram planos para instalação de fábrica da marca no Brasil em 2014. O local ainda não foi definido.
A sede da Foton Aumark fica em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, onde também vai funcionar sua primeira concessionária. Logo após, serão abertas duas outras lojas, uma na Anchieta e outra em Guarulhos, ambas próximas à capital. De acordo com os diretores, as três começam a atender no início de 2012 e serão de propriedade dos próprios importadores. Inicialmente, o projeto será atender o eixo Rio/São Paulo.
O presidente da companhia anunciou objetivos muito ousados em curto prazo. Pretende vender 200 caminhões ainda neste ano e 2 mil até o final de 2012, tudo entrando pelo Porto de Vitória (ES). E ter 15% de participação no mercado de leves até 2015.  Em março de 2016, a empresa diz que a rede já contará com 80 lojas.
Alegando saber como funciona o governo, Mendonça de Barros criticou o IPI de 30% para os importados, que começa a vigorar em dezembro, mas mostrou-se otimista com a possibilidade de flexibilização da medida. “O governo quis insular o mercado, mas aparentemente já percebeu isso e está discutindo novas regras para quem se comprometer a instalar fábricas no País”, disse.
Para ele, as montadoras estrangeiras que se dispuserem a investir no Brasil devem ter tratamento diferenciado até conseguirem estabelecer um índice de nacionalização de 60% como manda a legislação. “Acho que vamos chegar a um bom termo. Do contrário, os chineses não virão para cá”, ressaltou.
O ex-ministro citou que a folha de pagamento das montadoras instaladas no País cresceu 12% e que elas tiveram um aumento de custo com o Proconve 7 (Euro 5). Para ele, a elevação do IPI foi uma forma de o governo ajudá-las nesse momento de crescimento de gastos.

OS MODELOS

Foton Aumark 1031 (3,5 toneladas): vem com tração 4X2, 4,8 metros de comprimento e 1,82 metro de largura. Tem motor Turbocharger Cummins ISF 2.8, com Intercooler e sistema de injeção eletrônica Common Rail Bosch. É equipado com o sistema de tratamento de gases EGR. A caixa de mudanças é ZF-S-5-400 temover drive. Ele possui entrada para tomada de força.
Foton Aumark 1051 (6,5 toneladas): tem motor Cummins ISF3.8, com sistema eletrônico de alimentação Common Rail Bosch e uma potência máxima de 140 cavalos. O modelo ainda conta com caixa de câmbio de seis marchas com over drive e entrada para tomada de força. A tecnologia para tratamento de gases é a SCR.
Foton Aumark 1089 (8,5 toneladas): tem motor Cummins ISF 3.8, com sistema de injeção eletrônica de alta pressão Common Rail e potência de 152 cavalos. Seu chassi mede 7,7 metros de comprimento e 2,1 metros de largura. O modelo também conta com o sistema SCR e é equipado com caixa de transmissão de seis marchas com over drive e entrada para tomada de força.
A empresa está se comprometendo a  fornecer em comodato para grandes clientes tanques abastecidos com o novo diesel S50. E se diz tranquila com esta questão até porque o Diesel Podium, já disponível na rede Petrobras, tem caraterísticas muito parecidas com o combustível que será exigido para os motores Euro 5.
Quanto a facilidades de financiamento, já que os novos caminhões não terão inicialmente o índice de nacionalização exigido para utilização do Finame, Mendonça de Barros disse que está buscando um linha de fundo de recebíveis junto a bancos chineses que já estão se instalando no Brasil.