O presidente da Foton Internacional e vice-presidente da Beiqi Motors Co Ltd., Wang Xiangyin, esteve no Brasil durante os últimos dias 24 e 25 para avaliar o status do projeto da Foton Caminhões no Brasil, visitar as obras da fábrica em Guaíba, Rio Grande do Sul, e discutir os planos para 2015. Na ocasião também estavam presentes os executivos da Foton Internacional Qian Zijun (vice-presidente), Cheng Wanzhi (general manager da divisão de LDT), e Liu Shengchao (country manager Brasil), que ficarão no País por mais duas semanas junto com outros componentes da comitiva chinesa. A missão está sendo conduzida no Brasil pelos executivos da Foton Caminhões.

Um dos compromissos da agenda de Wang Xiangyin foi o encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, onde celebraram a assinatura do aditivo ao protocolo de intenções que permite a eventual futura fabricação de caminhões pesados, e discutiram também a possibilidade da fabricação de veículos de passageiros e pick-ups. “É a primeira vez que os chineses falam sobre esta intenção com a gente. Vamos conversar agora sobre esta linha, e a lógica é fazer tudo aqui”, afirma Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Caminhões.

Segundo Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões, os executivos da Beiqi Foton Motors Co Ltd. se declararam plenamente satisfeitos com a evolução do projeto da Foton Caminhões. “Além de visitarem as obras da fábrica em Guaíba, conheceram o centro de preparação e distribuição de produtos e duas concessionárias da marca, no Rio Grande do Sul. Eles estão reconhecendo a capacidade brasileira em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante o projeto de estabelecimento da Foton no Brasil, e por isso já decidiram que, pela primeira vez, a conferência internacional da Foton será realizada no nosso País, no final de 2015”.

Em abril de 2014, a empresa iniciou as obras da sua fábrica no Brasil, na cidade de Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul, com um plano de investimentos totais de R$ 250 milhões e capacidade de produção de 20 mil caminhões por ano. A previsão é que o primeiro caminhão brasileiro saia da linha de montagem em 2016. Neste período, a Foton Caminhões continuará o processo de expansão de sua rede de concessionárias que já conta 24 revendas, e até o final de 2016 terá mais de 50 concessionários operando em todo território nacional.

Da esquerda para direita Wang Xiangyin, Tarso Genro e Luiz Carlos Mendonça de Barros (créditos da foto – Sérgio Martins).

Vice-liderança

Segundo dados fornecidos pela Beiqi Foton Motor Co. Ltd, a Foton Caminhões, representante exclusiva da marca no Brasil, já obteve o segundo lugar no ranking de maiores importadoras de caminhões leves da América Latina, no período de janeiro a outubro de 2014. De um total de 5.089 importações, a Foton registrou um total de 1.073 unidades importadas para o Brasil. As demais regiões incluídas no ranking são principalmente Colômbia, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Na opinião de Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões, “este balanço é importante, pois demonstra a força como a marca está atuando no País”.