Scania Banco oferece três meses no CDC e seis meses no Finame

Nelson Bortolin

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o Scania Banco adotou como padrão a carência de três meses para financiamentos de caminhões feitos por meio do CDC e de seis meses para os do Finame, do BNDES. A regra vale para contratos em vigor e para compra de novos veículos.

Em entrevista à Revista Carga Pesada, o diretor comercial, Alex Nucci, explica que a instituição realizou uma pesquisa para saber quais as necessidades atuais dos clientes e que a carência nos financiamentos da frota é a principal delas. “A taxa (de juros) é importante; financiar 100% do caminhão também. O parcelamento em até 60 meses é importante, mas o mais importante é a carência”, afirma. De acordo com Nucci, os frotistas estão precisando de uma folga para atravessar a crise e voltar a pagar pelos veículos.

O diretor diz que, antes da pandemia, 80% da carteira do Scania Banco era formada por negócios feitos na modalidade CDC e apenas 20% pelo Finame. Agora essa situação se inverteu. Isso porque, segundo ele, o CDC está até 20% mais caro, apesar da taxa básica de juros do Brasil, a Selic, estar a 3,75% ao ano, o menor nível histórico. “A volatilidade da curva de juros futuros fez com que o custo do CDC ficasse alto”, explica.

Quem tem usado a linha do BNDES, diz Nucci, são clientes com empresa “mais estruturada”, com “capacidade documental maior”, “balanços mais consistentes”, “certidões mais ativas”, já que a burocracia para se obter aprovação é maior. Os que não dispõem dessas condições, optam pelo CDC. “São principalmente pessoas físicas, os autônomos, que vão para o CDC para ter mais facilidade. Isso não quer dizer que um autônomo não possa fazer um Finame, mas existem exigências documentais que podem tornar (o negócio) inviável”, afirma.

Questionado sobre as vantagens para o cliente em optar por financiar veículos pelo banco da montadora, ele destaca: “Principalmente num momento como o atual, a função do banco comercial é dar suporte de crédito para capital de giro, para o cliente suportar sua operação. Para aquisição de veículos, o banco da montadora entra como peça fundamental. O cliente fica com o crédito dele nos bancos comerciais livre para ser usado na operacionalização do seu negócio.”

Conforme afirma Nucci, a agilidade é outra vantagem oferecida pelos bancos das montadoras. Segundo ele, o Scania Banco dispõe de equipes de venda em todas as concessionárias da marca. “Ao tratar com o Scania Banco, o cliente se sente mais confortável até porque a nossa linguagem é a mesma dele. A gente conhece bem o negócio do cliente.”

Questionado sobre o impacto que a crise política vivida pelo governo federal pode ter sobre o mercado de caminhões, ele ressalta: “A gente pensa que, para esse momento, o mais importante é a saúde.” E cita a necessidade de achatar a curva de contaminação pelo novo Coronavírus para que possa haver uma reabertura gradual da economia como vem ocorrendo na Europa. “Pode ser que tenhamos desdobramentos políticos afetando a retomada da economia, mas é cedo para fazer algum tipo de previsão.”

O diretor destaca que, além dos canais on line, os clientes contam com o aplicativo do Scania Banco para saber mais sobre o financiamento de caminhões. Veja a entrevista no vídeo: