Valdecir, Cláudio e Guilherme Adamuccio receberam os R 450 e R 510 na fábrica de São Bernardo do Campo; veículos serão utilizadas na distribuição de grãos

A Scania realizou a primeira entrega dos novos caminhões R 450 e R 510, equipados com novos propulsores. Os veículos serão utilizados no transporte de grãos pelo Grupo G10 Transportes de Maringá, PR. A entrega aconteceu no dia 20 de fevereiro, na fábrica de São Bernardo do Campo. A programação incluiu uma visita dos proprietários da transportadora, Cláudio e Valdecir Adamuccio, com o sucessor, Guilherme Adamuccio, nas áreas de montagem dos motores e dos chassis.

A iniciativa foi focada nos processos envolvidos na produção dos novos motores. Nesta primeira etapa os empresários estiveram acompanhados de Ricardo Vitorasso, diretor de Vendas de Caminhões da Scania Brasil e Wagner Tillmann, gerente de Vendas de Caminhões. “A parceria com a G10 já acontece há muitos anos. Eles já vieram à fábrica muitas vezes, mas a novidade ficou por conta da apresentação personalizada, focando em comprovar de perto os diferenciais dos novos motores desde a montagem, antes mesmo do caminhão estar finalizado”, explica Vitorasso.

Ao final, os empresários almoçaram na planta acompanhados de Roberto Barral,  diretor-geral da Scania Brasil, Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania  América Latina, Bruno d’Angelo, gerente de negócios da Scania Brasil, e representantes da PB Lopes, concessionária responsável pela venda. “Marcamos esse começo de ano pela renovação de grandes frotas nacionais,  especialmente no segmento de grãos. São clientes que reconhecem o investimento os veículos Scania e sabem que possuem desempenho superior ao mercado, atrelado ao menor custo operacional”, enfatiza o diretor.

 

Novos caminhões R 450 e R 510

Lançados em outubro de 2017 no mercado nacional, os novos motores chegam nas potências de 450 cv e 510 cv para atender a linha rodoviária da marca. Os propulsores fazem parte do conceito de evolução contínua dos produtos Scania e têm potencia para atingir índices ainda melhores que o campeão de vendas R 440, pois apresentam redução de consumo de combustível de até 5%. Essa melhora acontece devido a tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo, os ruídos e também as emissões de poluentes.

Os novos propulsores são de 13 litros com seis cilindros em linha. Com o lançamento, a Linha R passa a ser composta por seis potências, sendo as duas novas em complemento às quatro atuais de 360cv, 400cv, 440cv e 480cv. Dessa forma, o torque máximo da Scania está entre 1.850Nm (na motorização de 360cv) e 2.550Nm (na nova versão de 510cv). A versão com 450 cavalos atinge a potência máxima a 1.900 rpm, com torque de 2.350Nm disponível entre 1.000 a 1.300 rpm. Na configuração com 510cv, o pico de potência é a 1.900 rpm, e o torque máximo de 2.550Nm está entre 1.000 a 1.300 rpm.

A nova linha traz, ainda, como novidade, a matéria-prima utilizada em sua construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Assim, ele está ainda mais preparado para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do cilindro. Apesar de mais robusto e resistente, o novo motor continua leve, o que proporciona um melhor desempenho do veículo.

Todas as motorizações da Linha R são compatíveis com as configurações de rodas 6×2 e 6×4 e as cabines R Highline e Streamline.